Page 10 - LEIA COMIGO - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 10
5. Estratégias gerais de compreensão de texto
A compreensão de um texto depende, fundamentalmente, do conhecimento (e
vocabulário) que o aluno já tem sobre o assunto . Quanto mais o aluno conhece sobre
o sentido das palavras usadas e do assunto tratado, melhor irá compreender o texto .
Daí que quanto mais um aluno sabe, mais ele tem condições de aprender .
Existem algumas estratégias gerais que ajudam o aluno a compreender melhor
um texto . Uma delas é examinar o contexto, buscar no contexto pistas (pistas contex-
tuais) que ajudam a antecipar o compreender o texto ou partes do mesmo . Isso pode
vir da ilustração, dos aspectos formais do texto, do título etc .
Outra estratégia consiste em habituar a criança a explorar e analisar aspectos
específicos e gerais do texto, tais como:
Q o sentido explícito;
Q o sentido implícito;
Q fazer inferências;
Q o sentido global (enredo ou história);
Q as partes de um texto;
Q o conteúdo ou ideia principal de cada parte;
Q a conclusão (ou moral, no caso de uma fábula);
Q as personagens e suas características;
Q as características dos gêneros estudados .
Uma terceira estratégia consiste em ajudar a criança a ir além do texto, extra-
polar, aplicar as ideias a situações semelhantes, o que pode ser feito, por exemplo,
recontando a história mudando parte dela .
Como desenvolver essas habilidades:
Q Observar as pistas contextuais:
O Ilustrações: pela ilustração a criança pode “ler” o texto . Se a ilustração for
literal, ela ajuda a interpretar o texto literalmente . Se a ilustração não for
literal, ela ajuda a criança a ler o texto de forma diferente, a sair do texto
para buscar outros significados .
O O formato: conhecer o formato de um texto já traz várias informações .
Uma carta ou bilhete tem um formato, um poema tem outro . Com isso, a
criança já se prepara para o que vem .
10 LEIA COMIGO – Manual do Professor