Page 10 - LEIA COMIGO - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 10

5. Estratégias gerais de compreensão de texto

                        A compreensão de um texto depende, fundamentalmente, do conhecimento (e
                  vocabulário) que o aluno já tem sobre o assunto . Quanto mais o aluno conhece sobre
                  o sentido das palavras usadas e do assunto tratado, melhor irá compreender o texto .
                  Daí que quanto mais um aluno sabe, mais ele tem condições de aprender .


                        Existem algumas estratégias gerais que ajudam o aluno a compreender melhor
                  um texto . Uma delas é examinar o contexto, buscar no contexto pistas (pistas contex-
                  tuais) que ajudam a antecipar o compreender o texto ou partes do mesmo .  Isso pode
                  vir da ilustração, dos aspectos formais do texto, do título etc .


                        Outra estratégia consiste em habituar a criança a explorar e analisar aspectos
                  específicos e gerais do texto, tais como:


                        Q    o sentido explícito;

                        Q    o sentido implícito;
                        Q    fazer inferências;
                        Q    o sentido global (enredo ou história);

                        Q    as partes de um texto;
                        Q    o conteúdo ou ideia principal de cada parte;

                        Q    a conclusão (ou moral, no caso de uma fábula);
                        Q    as personagens e suas características;
                        Q    as características dos gêneros estudados .


                        Uma terceira estratégia consiste em ajudar a criança a ir além do texto, extra-
                  polar, aplicar as ideias a situações semelhantes, o que pode ser feito, por exemplo,
                  recontando a história mudando parte dela .


                        Como desenvolver essas habilidades:


                        Q    Observar as pistas contextuais:
                           O    Ilustrações: pela ilustração a criança pode “ler” o texto . Se a ilustração for
                             literal, ela ajuda a interpretar o texto literalmente . Se a ilustração não for
                             literal, ela ajuda a criança a ler o texto de forma diferente, a sair do texto
                             para buscar outros significados .
                           O    O formato: conhecer o formato de um texto já traz várias informações .
                             Uma carta ou bilhete tem um formato, um poema tem outro . Com isso, a
                             criança já se prepara para o que vem .







              10    LEIA COMIGO – Manual do Professor
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15