Page 12 - LEIA COMIGO - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 12
Mas a criança do 1º ano ainda não sabe escrever . E no 1º ano já não cabe mais
estimular a ‘escrita inventada’ própria de crianças de 3 e 4 anos de idade . O objetivo,
portanto, não é que a criança redija um texto ou faça uma redação de próprio punho;
o objetivo é fazer a criança entender o funcionamento da escrita: como se planeja um
texto, como se organizam as ideias, como se articulam as ideias em frases, como se
organizam os parágrafos, como se organizam as ideias para elaborar um texto, como
se escolhe um título, como se organizam as partes ou se numeram as páginas de um
texto . Como fazer isso com uma criança que ainda não aprendeu a escrever?
Uma das formas é o ditado: as crianças, individualmente, em pares ou em
grupo, vão ditando ou dizendo suas ideias, e o professor vai compondo o texto no
quadro . Dessa forma, o professor retira das crianças a preocupação com a escrita (cali-
grafia, ortografia etc .) deixando-as livres para pensar no texto .
Outra forma é por meio de pequenos projetos.
O objetivo do projeto é desenvolver competências de escrita e ajudar o aluno a
entender a relação entre leitura e escrita . Ao escrever, estamos fazendo uma releitura
do texto . Portanto, o projeto deve ajudar o aluno a:
Q Desenvolver competências da escrita. Inicialmente, serão letras, palavras,
títulos ou ilustrações;
Q Integrar conteúdos. De alguma forma, a criança deve reproduzir uma ou
mais ideias do texto;
Q Identificar princípio, meio e fim. O projeto do aluno deve ser consistente;
Q Desenvolver hábitos de trabalho. A criança deve decidir o que vai fazer e
como vai fazer, e aprender a fazer o trabalho dentro do prazo estabelecido .
12 LEIA COMIGO – Manual do Professor