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INTRODUÇÃO







                        O presente manual tem como objetivo apresentar propostas para o uso eficaz
                  do livro Leia Comigo, também chamado de Livro Gigante . O título é proposital, pois
                  assinala a transição da criança que pede “lê pra mim” para a que se prepara para ler

                  sozinha, depois de alfabetizada .


                          O Livro Gigante e sua versão reduzida, que o acompanha para ser usada pelos
                  alunos, têm como principais funções:



                              1 .  desenvolver a consciência fonêmica e consolidar o princípio alfabético,
                                 caso os alunos ainda não tenham adquirido essas competências;

                              2 .  desenvolver e consolidar competências básicas de familiaridade com
                                 livros e a metalinguagem usada para tratar de livros, textos, suas carac-
                                 terísticas formais e da própria linguagem;
                              3 .  desenvolver o gosto, o hábito, instrumentos e competências para apre-
                                 ciar um texto;

                              4 .  desenvolver e ampliar o vocabulário e o conhecimento a partir dos
                                 textos;
                              5 .  desenvolver estratégias gerais que facilitam a compreensão de textos;

                              6 .  articular a leitura e a escrita e entender que a escrita é uma forma de
                                 releitura, que avança o processo de compreensão .


                        LEIA COMIGO não tem como objetivo principal ensinar o aluno a ler . Mas ao

                  ouvir, refletir sobre o texto e acompanhar a leitura com o professor, as crianças vão
                  adquirindo conhecimentos e instrumentos que serão fundamentais para apoiar o
                  processo de alfabetização . O mais importante deles é a motivação para se alfabetizar:
                  a criança alfabetizada poderá ler esses textos, sozinha, na hora que quiser, quantas

                  vezes quiser .


                        Este manual apresenta orientações gerais para o desenvolvimento das habili-
                  dades acima . Apresenta também orientações específicas para a exploração de cada

                  texto e para as várias formas de ler junto com as crianças, inclusive, usando a versão
                  reduzida do Livro Gigante .






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