Page 5 - LEIA COMIGO - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 5
INTRODUÇÃO
O presente manual tem como objetivo apresentar propostas para o uso eficaz
do livro Leia Comigo, também chamado de Livro Gigante . O título é proposital, pois
assinala a transição da criança que pede “lê pra mim” para a que se prepara para ler
sozinha, depois de alfabetizada .
O Livro Gigante e sua versão reduzida, que o acompanha para ser usada pelos
alunos, têm como principais funções:
1 . desenvolver a consciência fonêmica e consolidar o princípio alfabético,
caso os alunos ainda não tenham adquirido essas competências;
2 . desenvolver e consolidar competências básicas de familiaridade com
livros e a metalinguagem usada para tratar de livros, textos, suas carac-
terísticas formais e da própria linguagem;
3 . desenvolver o gosto, o hábito, instrumentos e competências para apre-
ciar um texto;
4 . desenvolver e ampliar o vocabulário e o conhecimento a partir dos
textos;
5 . desenvolver estratégias gerais que facilitam a compreensão de textos;
6 . articular a leitura e a escrita e entender que a escrita é uma forma de
releitura, que avança o processo de compreensão .
LEIA COMIGO não tem como objetivo principal ensinar o aluno a ler . Mas ao
ouvir, refletir sobre o texto e acompanhar a leitura com o professor, as crianças vão
adquirindo conhecimentos e instrumentos que serão fundamentais para apoiar o
processo de alfabetização . O mais importante deles é a motivação para se alfabetizar:
a criança alfabetizada poderá ler esses textos, sozinha, na hora que quiser, quantas
vezes quiser .
Este manual apresenta orientações gerais para o desenvolvimento das habili-
dades acima . Apresenta também orientações específicas para a exploração de cada
texto e para as várias formas de ler junto com as crianças, inclusive, usando a versão
reduzida do Livro Gigante .
5
LEIA COMIGO – Manual do Professor