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Como desenvolver os projetos:

                        Q    Ao final de cada leitura, os alunos deverão ser convidados a realizar um pro-
                           jeto, relacionado com o que leram . Mesmo antes de aprender a escrever, eles
                           podem ser capazes de escrever o nome, numerar páginas, fazer uma ilustra-
                           ção, escrever algo para representar o título ou a ilustração como alguma letra,
                           palavra ou frase pertinente .

                        Q    ANTES de iniciar a elaboração do projeto, o professor deve ajudar as crianças a
                           decidirem o que querem fazer, buscar e organizar ideias, planejar a forma em
                           que vão apresentar o trabalho .  Esta é a parte mais importante do processo .

                        Q    O projeto pode ser apresentado em uma página inteira, em meia página, em
                           quadrinhos desenhados em uma página, na forma de um minilivro, cartaz ou
                           outra forma . Isso deve ser decidido pelo aluno – depois que souber o que quer
                           comunicar .
                        Q    Quando oportuno e possível, o professor deve encorajar as crianças a exa-
                           minar outros livros antes de fazer o seu trabalho . Por exemplo, se leram um
                           texto sobre um animal, eles podem pesquisar sobre outro para tentar fazer
                           um texto semelhante, ou comparativo . Como os alunos ainda não sabem ler,
                           o professor precisará ajudá-los nessas tarefas .

                        Q    O projeto deve ser analisado, revisto e comentado pelo professor . Não basta
                           dizer “que lindo”, “que gracinha” . É importante que o aluno (a) saiba explicar
                           o que fez ou tentou fazer (b) entenda que nem tudo que ele faz é entendido
                           por todos, mesmo porque ele ainda não sabe escrever ou não sabe desenhar
                           de forma tão clara . Isso pode ser feito por amostragem, com alguns alunos,
                           por meio de perguntas e estímulos, sem constranger, mas desafiando o aluno
                           a explicitar cada vez mais o que pretende comunicar . O nível de exigência
                           deve ir aumentando a cada semana (numeração, título, número de letras ou
                           palavras, pertinência do desenho, da interpretação etc .) . Dessa forma, o aluno
                           vai se sentindo desafiado . Se o professor achar que tudo é lindo a criança vai
                           se acomodar . Os alunos mais desenvolvidos podem ajudar os que têm dificul-
                           dades, mas normalmente a atividade deve ser individual .

                        Q    No que se refere à escrita, o professor não deve encorajar ou aceitar a “pseu-
                           doescrita” ou escrita de mentirinha . A criança deve usar palavras ou letras
                           – ainda que de forma imperfeita, incompleta ou incorreta ortograficamente,
                           mas de forma consistente com o princípio alfabético .
                        Q    Se o projeto for usado para apresentações em público, ou para os pais, deve
                           ser cuidadosamente revisto e corrigido pelo professor, pois o aluno ainda não
                           domina a ortografia, mas pode copiar, para ser apresentando de forma ade-
                           quada e correta .






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