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Como desenvolver os projetos:
Q Ao final de cada leitura, os alunos deverão ser convidados a realizar um pro-
jeto, relacionado com o que leram . Mesmo antes de aprender a escrever, eles
podem ser capazes de escrever o nome, numerar páginas, fazer uma ilustra-
ção, escrever algo para representar o título ou a ilustração como alguma letra,
palavra ou frase pertinente .
Q ANTES de iniciar a elaboração do projeto, o professor deve ajudar as crianças a
decidirem o que querem fazer, buscar e organizar ideias, planejar a forma em
que vão apresentar o trabalho . Esta é a parte mais importante do processo .
Q O projeto pode ser apresentado em uma página inteira, em meia página, em
quadrinhos desenhados em uma página, na forma de um minilivro, cartaz ou
outra forma . Isso deve ser decidido pelo aluno – depois que souber o que quer
comunicar .
Q Quando oportuno e possível, o professor deve encorajar as crianças a exa-
minar outros livros antes de fazer o seu trabalho . Por exemplo, se leram um
texto sobre um animal, eles podem pesquisar sobre outro para tentar fazer
um texto semelhante, ou comparativo . Como os alunos ainda não sabem ler,
o professor precisará ajudá-los nessas tarefas .
Q O projeto deve ser analisado, revisto e comentado pelo professor . Não basta
dizer “que lindo”, “que gracinha” . É importante que o aluno (a) saiba explicar
o que fez ou tentou fazer (b) entenda que nem tudo que ele faz é entendido
por todos, mesmo porque ele ainda não sabe escrever ou não sabe desenhar
de forma tão clara . Isso pode ser feito por amostragem, com alguns alunos,
por meio de perguntas e estímulos, sem constranger, mas desafiando o aluno
a explicitar cada vez mais o que pretende comunicar . O nível de exigência
deve ir aumentando a cada semana (numeração, título, número de letras ou
palavras, pertinência do desenho, da interpretação etc .) . Dessa forma, o aluno
vai se sentindo desafiado . Se o professor achar que tudo é lindo a criança vai
se acomodar . Os alunos mais desenvolvidos podem ajudar os que têm dificul-
dades, mas normalmente a atividade deve ser individual .
Q No que se refere à escrita, o professor não deve encorajar ou aceitar a “pseu-
doescrita” ou escrita de mentirinha . A criança deve usar palavras ou letras
– ainda que de forma imperfeita, incompleta ou incorreta ortograficamente,
mas de forma consistente com o princípio alfabético .
Q Se o projeto for usado para apresentações em público, ou para os pais, deve
ser cuidadosamente revisto e corrigido pelo professor, pois o aluno ainda não
domina a ortografia, mas pode copiar, para ser apresentando de forma ade-
quada e correta .
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