Page 14 - LEIA COMIGO - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 14
B - Orientações para cada leitura.
1 . As orientações gerais tratadas anteriormente não serão repetidas em
cada leitura, caberá ao professor registrar como e quando vai desen-
volver as competências anteriores . Nas orientações que se seguem
para cada um dos textos, serão ressaltados apenas alguns dos aspectos
gerais mais importantes que o professor deve explorar . Cabe ao profes-
sor adaptar essas orientações para o nível de seus alunos – no início do
ano deverá haver mais atividades voltadas para o desenvolvimento de
habilidades gerais ou de consciência fonêmica .
2 . Apenas as primeiras leituras do Livro Gigante devem ser feitas na ordem
em que aparecem, pois elas introduzem alguns temas importantes para
o início do ano: o nome, a casa, o mundo dos livros, o livro como brin-
quedo (sons) . As demais leituras podem ser escolhidas a critério do pro-
fessor ou, de preferência, dos alunos . Muitas leituras do Livro Gigante
são ou podem ser relacionadas entre si (mesmos ou outros bichos,
números, poemas etc .) ou com eventos do quotidiano e, dependendo
da ordem escolhida, o professor deve estabelecer as relações entre elas .
3 . Os textos têm tamanhos diferentes e, portanto, irão ocupar tempos
diferentes . Cada “bloco” de leitura deve durar de 15 a 20 minutos,
por isso uma leitura poderá ocupar de 2 a 5 ou mais blocos, ao longo
de uma semana ou mais . Muitas leituras serão relidas, a pedido das
crianças .
4 . Para cada texto, a leitura deve seguir, sem rigidez, os seguintes passos:
ANTES DA LEITURA
Q Conversar com os alunos e fazer um levantamento do que eles já conhecem .
Isso pode partir do título, da ilustração ou do tema . O professor pode começar
falando do tema para depois as crianças encontrarem no livro o texto corres-
pondente .
Q Explorar os aspectos formais do texto (título, nome do autor, ilustrador, tipo
de texto etc .)
Q Explorar as ilustrações: identificar os personagens, o que estão fazendo, o
cenário, o ambiente .
Q Usar o conhecimento prévio dos alunos e o conhecimento do professor (sobre
o tema, autores etc .) para estimular os alunos a fazerem perguntas de ante-
cipação . Anotar essas perguntas para respondê-las no momento adequado .
14 LEIA COMIGO – Manual do Professor