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B - Orientações para cada leitura.

                             1 .  As orientações gerais tratadas anteriormente não serão repetidas em
                                 cada leitura, caberá ao professor registrar como e quando vai desen-
                                 volver as competências anteriores . Nas orientações que se seguem
                                 para cada um dos textos, serão ressaltados apenas alguns dos aspectos
                                 gerais mais importantes que o professor deve explorar . Cabe ao profes-
                                 sor adaptar essas orientações para o nível de seus alunos – no início do
                                 ano deverá haver mais atividades voltadas para o desenvolvimento de
                                 habilidades gerais ou de consciência fonêmica .
                             2 .  Apenas as primeiras leituras do Livro Gigante devem ser feitas na ordem
                                 em que aparecem, pois elas introduzem alguns temas importantes para
                                 o início do ano: o nome, a casa, o mundo dos livros, o livro como brin-
                                 quedo (sons) .  As demais leituras podem ser escolhidas a critério do pro-
                                 fessor ou, de preferência, dos alunos . Muitas leituras do Livro Gigante
                                 são ou podem ser relacionadas entre si (mesmos ou outros bichos,
                                 números, poemas etc .) ou com eventos do quotidiano e, dependendo
                                 da ordem escolhida, o professor deve estabelecer as relações entre elas .
                             3 .  Os textos têm tamanhos diferentes e, portanto, irão ocupar tempos
                                 diferentes .  Cada  “bloco” de  leitura  deve  durar  de 15  a 20  minutos,
                                 por isso uma leitura poderá ocupar de 2 a 5 ou mais blocos, ao longo
                                 de uma semana ou mais . Muitas leituras serão relidas, a pedido das
                                 crianças .
                             4 .  Para cada texto, a leitura deve seguir, sem rigidez, os seguintes passos:


                         ANTES DA LEITURA
                        Q    Conversar com os alunos e fazer um levantamento do que eles já conhecem .
                           Isso pode partir do título, da ilustração ou do tema . O professor pode começar
                           falando do tema para depois as crianças encontrarem no livro o texto corres-
                           pondente .

                        Q    Explorar os aspectos formais do texto (título, nome do autor, ilustrador, tipo
                           de texto etc .)

                        Q    Explorar as ilustrações:  identificar  os personagens, o que estão fazendo, o
                           cenário, o ambiente .
                        Q    Usar o conhecimento prévio dos alunos e o conhecimento do professor (sobre
                           o tema, autores etc .) para estimular os alunos a fazerem perguntas de ante-
                           cipação . Anotar essas perguntas para respondê-las no momento adequado .













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