Page 7 - LEIA COMIGO - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 7

2. Familiaridade com livros e metalinguagem

                        Familiaridade com livros e metalinguagem significa saber manusear e conversar
                  sobre textos, livros e leitura de forma apropriada . Isso inclui:


                        Q    Habilidades motoras: saber abrir o livro, virar as páginas, ler e acompanhar
                           a leitura da esquerda para a direita, cuidados com os livros .

                        Q    Nomenclatura:
                           O    Para lidar com livros: saber o que significa e usar adequadamente palavras
                              como título, autor, ilustrador, sumário, página, verso, frente, capa, contra-
                              capa, cima, baixo, meio, direita, esquerda, parágrafo, verso, rima, o nome
                              dos vários tipos e gêneros de texto .
                           O    Para falar sobre as ilustrações: forma, cor, perspectiva, figura, fundo, claro,
                              escuro etc .
                           O    Para conversar sobre o texto, a linguagem: frase, palavra, sinais de pon-
                              tuação, maiúsculas  e minúsculas,  nome comum, nome  próprio, palavra,
                              espaço etc .


                        Como desenvolver essas habilidades:

                        Q    Muitas crianças já conhecem esses termos, portanto, o mais fácil é perguntar
                           quem sabe isso ou aquilo, e dessa forma o professor vai estimulando, corrigin-
                           do, dando mais precisão e encorajando as crianças que não sabem a aprender
                           e usar esses termos . A cada dia um aluno deve ser capaz de identificar o texto
                           usando algum tipo de pista (nome, autor, página, ilustração etc .) .

                        Q    Modelagem:
                           O    O professor deve usar sempre a nomenclatura correta e repetir corretamen-
                              te o que o aluno disse, usando frases completas, de forma correta (Ex .: isso
                              mesmo, o nome do autor é Monteiro Lobato) .

                           O    O professor deve sempre ler com ritmo e entonação .
                           O    O professor deve, de vez em quando, “pensar alto” (vamos ver como eu
                              vou descobrir o nome do ilustrador . Quem pode me ajudar? Eu sei que no
                              Sumário está o nome do texto, do autor e do ilustrador etc .) . Esse tipo de
                              modelagem ajuda as crianças a desenvolver os processos de metacognição,
                              ou seja, como controlar o próprio processo de pensamento e de aprendi-
                              zagem .

                        Q    Outras estratégias:
                           O    Pedir às crianças para identificarem a palavra, letra, título etc .
                           O    Começar a leitura em diferentes partes do texto para aluno:
                              X    dizer onde professor está (o aluno terá que encontrar alguma pista,
                                 como uma palavra, para saber isso);
                              X    dizer se o professor está lendo no lugar certo .



                                                                                                          7
                                                                            LEIA COMIGO – Manual do Professor
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12