Page 7 - LEIA COMIGO - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 7
2. Familiaridade com livros e metalinguagem
Familiaridade com livros e metalinguagem significa saber manusear e conversar
sobre textos, livros e leitura de forma apropriada . Isso inclui:
Q Habilidades motoras: saber abrir o livro, virar as páginas, ler e acompanhar
a leitura da esquerda para a direita, cuidados com os livros .
Q Nomenclatura:
O Para lidar com livros: saber o que significa e usar adequadamente palavras
como título, autor, ilustrador, sumário, página, verso, frente, capa, contra-
capa, cima, baixo, meio, direita, esquerda, parágrafo, verso, rima, o nome
dos vários tipos e gêneros de texto .
O Para falar sobre as ilustrações: forma, cor, perspectiva, figura, fundo, claro,
escuro etc .
O Para conversar sobre o texto, a linguagem: frase, palavra, sinais de pon-
tuação, maiúsculas e minúsculas, nome comum, nome próprio, palavra,
espaço etc .
Como desenvolver essas habilidades:
Q Muitas crianças já conhecem esses termos, portanto, o mais fácil é perguntar
quem sabe isso ou aquilo, e dessa forma o professor vai estimulando, corrigin-
do, dando mais precisão e encorajando as crianças que não sabem a aprender
e usar esses termos . A cada dia um aluno deve ser capaz de identificar o texto
usando algum tipo de pista (nome, autor, página, ilustração etc .) .
Q Modelagem:
O O professor deve usar sempre a nomenclatura correta e repetir corretamen-
te o que o aluno disse, usando frases completas, de forma correta (Ex .: isso
mesmo, o nome do autor é Monteiro Lobato) .
O O professor deve sempre ler com ritmo e entonação .
O O professor deve, de vez em quando, “pensar alto” (vamos ver como eu
vou descobrir o nome do ilustrador . Quem pode me ajudar? Eu sei que no
Sumário está o nome do texto, do autor e do ilustrador etc .) . Esse tipo de
modelagem ajuda as crianças a desenvolver os processos de metacognição,
ou seja, como controlar o próprio processo de pensamento e de aprendi-
zagem .
Q Outras estratégias:
O Pedir às crianças para identificarem a palavra, letra, título etc .
O Começar a leitura em diferentes partes do texto para aluno:
X dizer onde professor está (o aluno terá que encontrar alguma pista,
como uma palavra, para saber isso);
X dizer se o professor está lendo no lugar certo .
7
LEIA COMIGO – Manual do Professor