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PRIMEIRA LEITURA
Q A primeira leitura (e quantas mais precisar) deve ser feita pelo professor, de
forma pausada, com ritmo e entonação adequados . Para isso, é necessário
que o professor se prepare bem . Sempre que possível deve ser uma leitura
sem interrupções . Nas leituras maiores, o professor poderá necessitar fazer
uma pausa – ou mesmo continuar no dia seguinte, se as crianças conseguirem
manter o suspense .
ANÁLISE DO TEXTO
Q A análise do texto deverá seguir as orientações que constam deste manual .
Em alguns casos, essa análise vai envolver a releitura do texto, no todo ou em
partes .
LEITURA COM OS ALUNOS
Q Essa leitura pode ser feita de várias maneiras:
X O professor lê e os alunos ouvem, acompanhando nos livros reduzidos .
X O professor lê e os alunos repetem, fingindo que estão lendo nos seus
livros . O professor deve dosar o tamanho do trecho lido (uma linha ou
verso) .
X O professor lê e os alunos leem com ele, acompanhando o ritmo . Isso
só será possível nos textos mais simples, que, depois de várias leituras,
os alunos vão acabar decorando .
C - COMO FAZER AS LEITURAS
Q O professor deverá variar a forma de fazer as leituras . Em algum momento,
sobretudo antes e durante a leitura inicial, é desejável que as crianças manu-
seiem o Livro Gigante . O professor poderá sentar-se no chão, fazer uma roda,
semicírculos, variar os grupos de crianças que fiquem mais próximos ou mais
longe do livro .
Q Em outras leituras, o professor pode ler e as crianças apenas ouvem .
Q Para apresentar o Livro Gigante reduzido, o professor deverá usar o texto do
Ziraldo, “Meu amigo mais antigo”, que trata do livro como amigo . Isso deve
ser feito a partir de um clima de suspense, novidade .
Q O Livro Gigante reduzido deverá ser compartilhado por 2 ou 3 colegas .
Q A partir daí todas as leituras deverão incluir, em algum momento, o acompa-
nhamento da leitura pelas crianças . Elas vão fingir que estão lendo, mas irão
aprender a identificar várias características das ilustrações e dos textos . Mas o
professor não deve abandonar o hábito de ler com as crianças em volta dele,
pelo menos em algumas leituras .
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LEIA COMIGO – Manual do Professor