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PRIMEIRA LEITURA

                        Q    A primeira leitura (e quantas mais precisar) deve ser feita pelo professor, de
                           forma pausada, com ritmo e entonação adequados . Para isso, é necessário
                           que o professor se prepare bem . Sempre que possível deve ser uma leitura
                           sem interrupções . Nas leituras maiores, o professor poderá necessitar fazer
                           uma pausa – ou mesmo continuar no dia seguinte, se as crianças conseguirem
                           manter o suspense .


                        ANÁLISE DO TEXTO


                        Q    A análise do texto deverá seguir as orientações que constam deste manual .
                           Em alguns casos, essa análise vai envolver a releitura do texto, no todo ou em
                           partes .


                        LEITURA COM OS ALUNOS


                        Q    Essa leitura pode ser feita de várias maneiras:
                              X    O professor lê e os alunos ouvem, acompanhando nos livros reduzidos .
                              X    O professor lê e os alunos repetem, fingindo que estão lendo nos seus
                                 livros . O professor deve dosar o tamanho do trecho lido (uma linha ou
                                 verso) .
                              X    O professor lê e os alunos leem com ele, acompanhando o ritmo . Isso
                                 só será possível nos textos mais simples, que, depois de várias leituras,
                                 os alunos vão acabar decorando .


                        C - COMO FAZER AS LEITURAS


                        Q    O professor deverá variar a forma de fazer as leituras . Em algum momento,
                           sobretudo antes e durante a leitura inicial, é desejável que as crianças manu-
                           seiem o Livro Gigante . O professor poderá sentar-se no chão, fazer uma roda,
                           semicírculos, variar os grupos de crianças que fiquem mais próximos ou mais
                           longe do livro .

                        Q    Em outras leituras, o professor pode ler e as crianças apenas ouvem .
                        Q    Para apresentar o Livro Gigante reduzido, o professor deverá usar o texto do
                           Ziraldo, “Meu amigo mais antigo”, que trata do livro como amigo . Isso deve
                           ser feito a partir de um clima de suspense, novidade .

                        Q    O Livro Gigante reduzido deverá ser compartilhado por 2 ou 3 colegas .
                        Q    A partir daí todas as leituras deverão incluir, em algum momento, o acompa-
                           nhamento da leitura pelas crianças .  Elas vão fingir que estão lendo, mas irão
                           aprender a identificar várias características das ilustrações e dos textos . Mas o
                           professor não deve abandonar o hábito de ler com as crianças em volta dele,
                           pelo menos em algumas leituras .



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