Page 8 - LEIA COMIGO - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 8

O    Pedir para as crianças acompanharem no livro reduzido a direção da leitura:
                             com os olhos, com o dedo, mostrar onde o professor parou, onde deve
                             continuar etc .


                        Essas atividades devem ser desenvolvidas com maior intensidade e fre-
                        -quência no início do ano . Depois que as crianças já dominam esses termos,
                        o professor deve se assegurar de que elas os utilizam sempre e de forma
                        apropriada .



                        3. Gosto, hábito e competências de leitura

                        Como desenvolver essas habilidades:

                        Gosto: ninguém nasce gostando de ler livros: este é um gosto aprendido . E o
                  principal fator é o exemplo que o professor dá . O professor que lê, que gosta de ler,
                  que sabe ler e que sabe encantar seus alunos, certamente irá conseguir que eles adqui-
                  ram o gosto pela leitura . Portanto, o segredo é dar bom exemplo: ler muito, mencionar
                  livros, relacionar eventos do dia a dia com algo que está nos livros, relacionar assuntos
                  do livro com eventos do dia a dia . Dessa forma a criança entenderá, aos poucos, a
                  relação entre o mundo da leitura e a leitura do mundo, entre o que lê nos livros e o
                  que encontra no seu quotidiano . Os livros nos ajudam a conhecer a nós mesmos, aos
                  outros e a conhecer melhor o mundo . Antes de ler um texto novo, a professora pode
                  começar a conversar sobre o assunto . Por exemplo, antes da leitura do texto “Casa dos
                  animais”, as crianças podem dizer o que sabem, desenhar, ilustrar, montar casinhas
                  de papel . E, quando for feita a leitura, elas irão fazer relações com o que já sabem,
                  entendendo, dessa forma, a relação entre a realidade e o texto .


                        Hábito: o hábito se forma pela prática . A cada dia letivo deve haver um ou mais
                  momentos de leitura . A cada dia deve haver tipos diferentes de leitura, do Livro Gigante
                  e de outros livros – cada leitura com seu objetivo . Os alunos devem ser encorajados a
                  ler, levar livros para casa, contar as histórias que leram, falar sobre livros – mesmo antes
                  de aprender a ler . A criança que pode escolher o que vai ler tem mais chance de ler, e,
                  consequentemente, de formar o hábito e desenvolver o gosto pela leitura . Portanto,
                  sempre que possível, dê opções para as crianças escolherem o que vão ler .


                        Competências específicas de leitura: o gosto e o hábito dependem de o aluno
                  saber ler e ler bem . Portanto, para que a criança possa se desenvolver, o professor deve
                  ajudar as crianças a adquirir duas competências fundamentais . A primeira é saber ler
                  (ser alfabetizado) . Quanto melhor a criança lê, com fluência, sem errar, mais ela lerá
                  sem esforço . A outra é compreender o que lê . Para isso é necessário um trabalho cons-
                  tante de desenvolvimento de vocabulário e de estratégias de compreensão de texto .






                8   LEIA COMIGO – Manual do Professor
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13