Page 8 - LEIA COMIGO - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 8
O Pedir para as crianças acompanharem no livro reduzido a direção da leitura:
com os olhos, com o dedo, mostrar onde o professor parou, onde deve
continuar etc .
Essas atividades devem ser desenvolvidas com maior intensidade e fre-
-quência no início do ano . Depois que as crianças já dominam esses termos,
o professor deve se assegurar de que elas os utilizam sempre e de forma
apropriada .
3. Gosto, hábito e competências de leitura
Como desenvolver essas habilidades:
Gosto: ninguém nasce gostando de ler livros: este é um gosto aprendido . E o
principal fator é o exemplo que o professor dá . O professor que lê, que gosta de ler,
que sabe ler e que sabe encantar seus alunos, certamente irá conseguir que eles adqui-
ram o gosto pela leitura . Portanto, o segredo é dar bom exemplo: ler muito, mencionar
livros, relacionar eventos do dia a dia com algo que está nos livros, relacionar assuntos
do livro com eventos do dia a dia . Dessa forma a criança entenderá, aos poucos, a
relação entre o mundo da leitura e a leitura do mundo, entre o que lê nos livros e o
que encontra no seu quotidiano . Os livros nos ajudam a conhecer a nós mesmos, aos
outros e a conhecer melhor o mundo . Antes de ler um texto novo, a professora pode
começar a conversar sobre o assunto . Por exemplo, antes da leitura do texto “Casa dos
animais”, as crianças podem dizer o que sabem, desenhar, ilustrar, montar casinhas
de papel . E, quando for feita a leitura, elas irão fazer relações com o que já sabem,
entendendo, dessa forma, a relação entre a realidade e o texto .
Hábito: o hábito se forma pela prática . A cada dia letivo deve haver um ou mais
momentos de leitura . A cada dia deve haver tipos diferentes de leitura, do Livro Gigante
e de outros livros – cada leitura com seu objetivo . Os alunos devem ser encorajados a
ler, levar livros para casa, contar as histórias que leram, falar sobre livros – mesmo antes
de aprender a ler . A criança que pode escolher o que vai ler tem mais chance de ler, e,
consequentemente, de formar o hábito e desenvolver o gosto pela leitura . Portanto,
sempre que possível, dê opções para as crianças escolherem o que vão ler .
Competências específicas de leitura: o gosto e o hábito dependem de o aluno
saber ler e ler bem . Portanto, para que a criança possa se desenvolver, o professor deve
ajudar as crianças a adquirir duas competências fundamentais . A primeira é saber ler
(ser alfabetizado) . Quanto melhor a criança lê, com fluência, sem errar, mais ela lerá
sem esforço . A outra é compreender o que lê . Para isso é necessário um trabalho cons-
tante de desenvolvimento de vocabulário e de estratégias de compreensão de texto .
8 LEIA COMIGO – Manual do Professor