Page 9 - LEIA COMIGO - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 9
4. Vocabulário e conhecimento sobre o mundo
Nós entendemos um texto quando conhecemos o sentido das palavras . O que
conhecemos sobre o vocabulário de um texto constitui o melhor preditor da nossa
capacidade de compreendê-lo . Quanto mais sabemos do assunto, mais vamos enten-
der . A maioria das leituras do livro Leia comigo apresenta um vocabulário simples .
Poucos textos apresentam palavras que as crianças não conhecem . Mas todos os
textos permitem desenvolver e ampliar o vocabulário, por meio de rimas, sinônimos,
antônimos, sentido próprio ou figurado, temas familiares às crianças etc .
Aprofundar o conhecimento do mundo por meio de leituras, conversas e
entendimento do vocabulário usado ajuda a criança a entender cada vez mais o que
lê . Alguns aspectos mais importantes a serem considerados, nesta fase, incluem:
Q identificar o sentido próprio e figurado de uma palavra;
Q identificar outros sentidos de uma mesma palavra;
Q identificar sinônimos e antônimos e saber usá-los em contextos relevantes;
Q identificar e interpretar o sentido literal e o sentido figurado de palavras e
expressões;
Q identificar as pequenas diferenças entre sinônimos, para progressivamente
apreciar a importância da escolha adequada de palavras (é parecido, mas não
é o mesmo sentido) .
Como desenvolver essas habilidades:
No caso de palavras novas ou desconhecidas, o professor deverá decidir se vai
explicar a palavra ANTES da leitura, DURANTE ou DEPOIS da mesma . Eis o critério:
Q ANTES: se a palavra for essencial para o texto ser compreendido, o professor
deve dizer que eles vão ouvir a palavra tal . Explicar o que significa, dar exem-
plos, no contexto ou fora do contexto da leitura, usando frases completas e
situações familiares .
Q DURANTE: se o professor estiver certo de que pode interromper a leitura
para explicar uma palavra sem prejudicar a atenção dos alunos, esta pode ser
uma boa estratégia . Muitas vezes, basta dar um sinônimo logo depois de ler
a palavra .
Q DEPOIS: muitas vezes, podemos compreender um texto mesmo que não
compreendamos uma ou outra de suas palavras . E, frequentemente, só se
entende bem um texto depois de explorar a fundo o sentido ou os vários sen-
tidos de uma palavra ou expressão .
9
LEIA COMIGO – Manual do Professor