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4. Vocabulário e conhecimento sobre o mundo

                          Nós entendemos um texto quando conhecemos o sentido das palavras . O que
                  conhecemos sobre o vocabulário de um texto constitui o melhor preditor da nossa
                  capacidade de compreendê-lo . Quanto mais sabemos do assunto, mais vamos enten-
                  der . A maioria das leituras do livro Leia comigo apresenta um vocabulário simples .
                  Poucos  textos  apresentam  palavras  que  as  crianças  não  conhecem .  Mas  todos  os
                  textos permitem desenvolver e ampliar o vocabulário, por meio de rimas, sinônimos,
                  antônimos, sentido próprio ou figurado, temas familiares às crianças etc .


                          Aprofundar o conhecimento do mundo por meio de leituras, conversas e
                  entendimento do vocabulário usado ajuda a criança a entender cada vez mais o que
                  lê . Alguns aspectos mais importantes a serem considerados, nesta fase, incluem:


                        Q    identificar o sentido próprio e figurado de uma palavra;

                        Q    identificar outros sentidos de uma mesma palavra;
                        Q    identificar sinônimos e antônimos e saber usá-los em contextos relevantes;
                        Q    identificar e interpretar o sentido literal e o sentido figurado de palavras e
                           expressões;

                        Q    identificar  as  pequenas  diferenças  entre  sinônimos,  para  progressivamente
                           apreciar a importância da escolha adequada de palavras (é parecido, mas não
                           é o mesmo sentido) .


                        Como desenvolver essas habilidades:


                        No caso de palavras novas ou desconhecidas, o professor deverá decidir se vai
                  explicar a palavra ANTES da leitura, DURANTE ou DEPOIS da mesma . Eis o critério:


                        Q    ANTES: se a palavra for essencial para o texto ser compreendido, o professor
                           deve dizer que eles vão ouvir a palavra tal . Explicar o que significa, dar exem-
                           plos, no contexto ou fora do contexto da leitura, usando frases completas e
                           situações familiares .
                        Q    DURANTE: se o professor estiver certo de que pode interromper a leitura
                           para explicar uma palavra sem prejudicar a atenção dos alunos, esta pode ser
                           uma boa estratégia . Muitas vezes, basta dar um sinônimo logo depois de ler
                           a palavra .

                        Q    DEPOIS: muitas vezes, podemos compreender um texto mesmo que não
                           compreendamos  uma  ou  outra  de suas  palavras .  E,  frequentemente,  só  se
                           entende bem um texto depois de explorar a fundo o sentido ou os vários sen-
                           tidos de uma palavra ou expressão .







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