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A - Orientações para o desenvolvimento de competências de leitura
1. Consciência fonêmica e princípio alfabético
Q Consciência fonêmica significa saber que as palavras são formadas por uni-
dades menores, os fonemas . As palavras pá e má têm dois fonemas . O /a/ é
igual nas duas palavras, o /p/ e o /m/ são diferentes . Cada fonema modifica a
forma como lemos ou escrevemos a palavra . Adquirir a consciência fonêmica
é o primeiro passo para o processo da alfabetização .
Q Princípio alfabético é a base do nosso sistema alfabético: as letras represen-
tam os fonemas . Cada fonema pode ser representado por uma ou mais letras .
Por exemplo, o fonema /s/ pode ser representado por s, ss, c, sc, ç, x, z . Para
adquirir o princípio alfabético, a criança precisa conhecer as letras, suas for-
mas e seus nomes . E, além disso, precisa adquirir a consciência fonêmica . Só
mas e seus nomes . E, além disso, precisa adquirir a consciência fonêmica . Só
assim ela saberá que não é o mesmo que .
Como desenvolver essas habilidades:
Q A maioria das crianças que estiveram em uma boa pré-escola já deve ter
adquirido essas noções . Caso elas não as tenham adquirido, o professor deve
aproveitar as várias oportunidades durante a leitura para chamar atenção para
fonemas e grafemas, especialmente, aqueles já conhecidos ou que estejam
associados às lições do Livro Aprender a Ler .
O Nome das letras . Ex .: Quem sabe qual é essa letra? Onde mais aparece essa
letra? Quantas vezes essa letra aparece?
O “Som” das letras . Ex .: Boi . Qual letra representa o /b/? Ou: O que acontece
se eu tirar o B e colocar o F? Como fica a palavra? E, se eu tirar o B, como
fica a palavra Boi? Essas atividades devem ser feitas, chamando atenção
para o som das letras no início, meio ou final das palavras .
O Formas da letra . Ex .: observar os diferentes tipos de letras (maiúscula,
minúscula, cursiva, diferentes fontes etc .) .
No Manual de Consciência Fonêmica, o professor encontrará mais suges-
tões sobre atividades que podem ser desenvolvidas para desenvolver a cons-
ciência fonêmica e o princípio alfabético . O professor deve ter o cuidado de
diferenciar com clareza o nome das letras do som que elas representam .
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