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A - Orientações para o desenvolvimento de competências de leitura

                        1. Consciência fonêmica e princípio alfabético

                        Q  Consciência fonêmica significa saber que as palavras são formadas por uni-
                           dades menores, os fonemas . As palavras pá e má têm dois fonemas . O /a/ é
                           igual nas duas palavras, o /p/ e o /m/ são diferentes . Cada fonema modifica a
                           forma como lemos ou escrevemos a palavra . Adquirir a consciência fonêmica
                           é o primeiro passo para o processo da alfabetização .

                        Q  Princípio alfabético é a base do nosso sistema alfabético: as letras represen-
                           tam os fonemas . Cada fonema pode ser representado por uma ou mais letras .
                           Por exemplo, o fonema /s/ pode ser representado por s, ss, c, sc, ç, x, z . Para
                           adquirir o princípio alfabético, a criança precisa conhecer as letras, suas for-
                           mas e seus nomes . E, além disso, precisa adquirir a consciência fonêmica . Só
                           mas e seus nomes . E, além disso, precisa adquirir a consciência fonêmica . Só
                           assim ela saberá que               não é o mesmo que                 .



                        Como desenvolver essas habilidades:

                        Q  A maioria das crianças que estiveram em uma boa pré-escola já deve ter
                           adquirido essas noções . Caso elas não as tenham adquirido, o professor deve
                           aproveitar as várias oportunidades durante a leitura para chamar atenção para
                           fonemas e grafemas, especialmente, aqueles já conhecidos ou que estejam
                           associados às lições do Livro Aprender a Ler .

                           O    Nome das letras . Ex .: Quem sabe qual é essa letra? Onde mais aparece essa
                              letra? Quantas vezes essa letra aparece?

                           O    “Som” das letras . Ex .: Boi . Qual letra representa o /b/? Ou: O que acontece
                              se eu tirar o B e colocar o F? Como fica a palavra? E, se eu tirar o B, como
                              fica a palavra Boi? Essas atividades devem ser feitas, chamando atenção
                              para o som das letras no início, meio ou final das palavras .

                           O    Formas da letra . Ex .: observar os diferentes tipos de letras (maiúscula,
                              minúscula, cursiva, diferentes fontes etc .) .


                        No Manual de Consciência Fonêmica, o professor encontrará mais suges-
                        tões sobre atividades que podem ser desenvolvidas para desenvolver a cons-
                        ciência fonêmica e o princípio alfabético . O professor deve ter o cuidado de
                        diferenciar com clareza o nome das letras do som que elas representam .

















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