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O    O título: especialmente nos contos e fábulas, o título do texto já pode aju-
                             dar a criança a antecipar como será o texto, o tipo de situação ou mesmo o
                             conteúdo . Se uma fábula fala de raposa a criança saberá que há algo sobre
                             astúcia ou esperteza, mesmo antes de ouvir; se é lebre saberá que há algo
                             sobre velocidade, e assim por diante .
                           O    As palavras iniciais: se o texto começa por “Era uma vez . . .” a criança logo
                             sabe que se trata de um conto . Se, além disso, ela conhecer as caracte-
                             rísticas do conto, poderá antecipar várias coisas que irão acontecer ou ser
                             ditas, sabe que há um conflito entre bem e mal ou pobre e rico e que a
                             injustiça ou erro serão corrigidos, e poderá saber, inclusive, o final (foram
                             felizes para sempre) .
                           O    A disposição do texto ou das letras: certas formas de dispor o texto ou as
                             letras vão chamar a atenção da criança para aspectos relevantes do texto .
                             Isso pode ser observado antes, durante ou depois da leitura . A criança deve
                             aprender a observar esses aspectos, pois eles ajudam a ler o texto de uma
                             forma determinada e pensar melhor sobre o seu significado .



                        Q    Conhecimento anterior:
                           O    Tudo o que a criança já sabe sobre o assunto, sobre o texto, sobre o tipo de
                             texto, sobre o autor e sobre outras características, vai ajudá-la a entender
                             melhor um texto . Portanto, esses conhecimentos devem ser compartilha-
                             dos antes da leitura, na dose certa .

                           O    O professor deverá tomar o cuidado de dirigir a discussão para os aspectos
                             relevantes . Por exemplo, se há um texto de Monteiro Lobato é interessante
                             saber o que as crianças já conhecem do autor, de seus personagens, de
                             suas obras . Num caso como este é muito importante dirigir a conversa para
                             os personagens que vão aparecer na leitura .



                        Q    Pistas dadas pelo professor:
                           O    Antes da leitura: o professor pode fazer perguntas de antecipação (o que
                             será que . . . quem vai . . . o que vocês acham que vai acontecer . . . etc .)
                           O    Antes e durante a leitura: o professor pode chamar atenção para deter-
                             minados aspectos de conteúdo, formais ou de ilustração que ajudam a
                             compreender o que foi lido ou o que será lido . Normalmente, as crianças
                             dessa idade não gostam de muita interrupção durante a leitura do texto –
                             portanto, isso deve ser feito só quando for essencial, na primeira leitura . A
                             explicação e entendimento poderão ser feitos em releituras .


                        6. Articular leitura e escrita: os projetos

                        Escrever é uma forma de reler, de reorganizar a leitura da forma entendida pelo
                  leitor . Reescrever é modificar, ampliar a compreensão . A escrita, portanto, é uma forma
                  de leitura, e é fundamental para avançar o processo de compreensão .

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