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Competências da Alfabetização
               ABC                                                           O que significa alfabetizar
                         Competências do Alfabetizador
                         Introdução
                                                                                          Capítulo 1




                ou vo tar no iní cio do Século XX. Isso se con se guia com ru di men tos de al fa be ti za-
                ção. Mas is so não é  mais fun cio nal no sé cu lo XXI: é pre ci so sa ber  mais. A fun ção
                da edu ca ção va ria com o tem po e o ti po de so cie da de – daí por  que mu dam os
                con cei tos so bre o quan to de edu ca ção é ne ces sá rio.

                   O pro ble ma com de fi ni ções des se ti po é que são ri cas de  idéias, mas de pou co
                ou ne nhum uso prá ti co. Trata-se do ve lho di le ma do ca chor ro cor ren do  atrás do
                pró prio ra bo, da qua dra tu ra do cír cu lo. No ex tre mo, tra ta-se de uma con fu são en-
                tre al fa be ti za ção e en si no da lín gua, ou até mes mo edu ca ção.


                O con cei to ope ra cio nal: apren der a ler e ler pa ra apren der

                   Um con cei to prá ti co de al fa be ti za ção po de aju dar a su pe rar dis cus sões in ter mi­
                ná veis e es té reis: apren der a ler é di fe ren te de ler pa ra apren der. O pro ces so de
                al fa be ti za ção re fe re-se ao mo men to de apren der a ler. O res tan te da es co la ri da de,
                e da vi da, re fe re-se aos mo men tos de ler pa ra apren der.

                   Embora es se con cei to tam bém tra ga no vos pro ble mas, exem plos aju dam a es-
                cla re cê-lo. Na eta pa ini cial da es co la ri za ção o alu no es tá apren den do a ler: a prio-
                ri da de, a aten ção e o es for ço se con cen tram em que brar, de ci frar o có di go al fa be to,
                en ten der o que sig ni fi cam es ses si nais que cha ma mos de le tra im pres sa, que pa la-
                vras  eles que rem re pre sen tar. Esta é a eta pa do apren der a ler.

                   Na eta pa se guin te, em que o alu no já de co di fi ca as pa la vras sem es for ço e é ca-
                paz de lê-las com fluên cia, ele vai ler pa ra apren der: apren der o sig ni fi ca do das
                pa la vras, os con cei tos trans mi ti dos num de ter mi na do tex to. Por exem plo, um li vro
                de ciên cias de se gun da ou ter cei ra sé rie do En si no Fun da men tal de ve ser usa do
                an tes de tu do pa ra apren der ciên cias, não pa ra apren der a ler. Se o alu no não sou-
                ber ler, di fi cil men te irá con se guir com preen der o sig ni fi ca do do que es tá no seu
                li vro de ciên cias.

                   Esse con cei to ope ra cio nal se re ve la mui to  útil pa ra en ten der on de aca ba o pro-
                ces so de al fa be ti za ção (apren der a ler) e on de co me ça o pro ces so de  usar a ca pa ci-
                da de de ler pa ra apren der. Esse con cei to não im pli ca que apren der a ler não en vol-
                va com preen são. Ele ape nas acen tua que a com preen são é o ob je ti vo fi nal da lei-
                tu ra, mas não de ve ser con fun di da com o pro ces so de apren der a ler. A al fa be ti za-
                ção sen do a eta pa ini cial des se lon go pro ces so de apren der a ler e es cre ver, o pri-
                mei ro ca pí tu lo de uma lon ga his tó ria. Mas em si mes mo é um ca pí tu lo com
                prin cí pio,  meio e fim. Portanto, quan do fa la mos de al fa be ti za ção a par tir des se
                con cei to ope ra cio nal, es ta mos fa lan do do mo men to ini cial de apren der a ler.
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