Page 19 - ABC DO ALFABETIZADOR.indd
P. 19
PARTE I – INTRODUçãO
• você conhece crianças e adultos analfabetos que não sabem ler, mas são ca-
pazes de compreender o que você lhes diz. Para compreender não se faz
necessário saber ler.
• você lê um texto de um assunto que não conhece, ou que contém muitos
termos técnicos e não compreende nada. Você consegue ler, mas nem sempre
compreende o que lê.
O equívoco reside na confusão entre o objetivo de ler, que é compreender, e o
processo de aprender a ler, que envolve a decodificação.
Esse equívoco tem implicações importantes – pois, ao confundir objetivo e pro-
cesso, confundem-se também os métodos de alfabetização, com desastrosas conse-
qüências para a aprendizagem do aluno.
O con cei to am plo: al fa be ti za ção co mo letramento
ou como edu ca ção ge ral
O con cei to am plo de al fa be ti za ção não tem li mi tes. Na ver da de não é um con-
cei to, são vá rios. O ter mo al fa be ti za ção é uti li za do por vá rias pes soas em vá rios
sen ti dos. Alguns di zem que só é al fa be ti za do quem com ple ta a 4ª sé rie do En si no
Fun da men tal (o an ti go cur so pri má rio); há tam bém os que afir mam que só na 8ª
sé rie o alu no es tá al fa be ti za do, os que dis tin guem al fa be ti za ção de le tra men to, os
que fa lam de al fa be ti za ção fun cio nal, de lei tu ra do mun do ou de al fa be ti za ção ma-
te má ti ca, cien tí fi ca, vi sual, ar tís ti ca, so cial, po lí ti ca, di gi tal, etc., e os que de fen dem
a idéia de “al fa be ti za ção per ma nen te”, que não aca ba ria nun ca.
Conceitos am plos são mui to úteis pa ra pro vo car dis cus sões, am pliar ho ri zon tes
e sus ci tar ques tio na men tos, mas pos suem pou co va lor prá ti co pa ra o pro fes sor, que
na sa la de au la tem uma mis são es pe cí fi ca: al fa be ti zar seus alu nos na pri mei ra sé rie
do En si no Fun da men tal. Embora in ter mi ná veis e fre qüen te men te con tra di tó rias e
am bí guas, es sas dis cus sões ofe re cem dois pon tos im por tan tes pa ra a re fle xão.
Primeiro, es se ti po de de fi ni ção as si na la que o ob je ti vo da al fa be ti za ção vai além
da de co di fi ca ção, pois ler e es cre ver têm co mo fim úl ti mo pro mo ver a com preen são:
com preen der o que se lê, o que se fa la, co mo fun cio na o mun do. É cor re to di zer,
co mo su ge re a pro fes so ra Marisa Lajolo, que se de ve “par tir do mun do da lei tu ra
pa ra a lei tu ra do mun do”, e que, por tan to, não bas ta de co di fi car, é pre ci so com-
preen der o sen ti do da pa la vra e do tex to e com preen der o tex to no con tex to.
Segundo, a al fa be ti za ção tem um ca rá ter fun cio nal. Decodificar po de ria ser
su fi cien te pa ra as si nar o no me, e as si nar o no me po de ria ser fun cio nal pa ra ca sar
19