Page 15 - ABC DO ALFABETIZADOR.indd
P. 15

ABC
                                             Competências da Alfabetização
                                              Competências do Alfabetizador
                                             Introdução




                                                                          Capítulo 1
                                   PARTE I           O QUE SIGNIFICA ALFABETIZAR

                                                     I - Introdução
                                                     II - Aprender a ler: as competências da alfabetização
                                                     III - Aprender a ler não é um processo estático
                                                     IV - Conceitos, pré-conceitos e confusões a serem superadas







                                                    I - INTRODUçãO

                         O alfabeto: no princípio era um código
                         Quatro conceitos de alfabetização















                         O al fa be to: no prin cí pio era um có di go




                           Compare es ses  dois tex tos com aten ção:


                           U M A  P A D A R I A

                           O M A  P A D O R I O



                           No pri mei ro tex to vo cê lê: uma pa da ria. No se gun do vo cê lê: o ma pa do Rio.
                        Observe que ape nas  três le tras são di fe ren tes, as po si ções das le tras são pra ti ca men­
                        te idên ti cas. Por que a pro nún cia de um tex to é tão di fe ren te da pro nún cia do
                        ou tro, com le tras tão pa re ci das?


                         Se vo cê apre ciou de vi da men te as se me lhan ças e di fe ren ças en tre es ses  dois tex tos é si nal
                        de que vo cê sa be a di fe ren ça en tre le tras, fo ne mas e sua im por tân cia na al fa be ti za ção.



                           Experimente fa zer o se guin te di ta do de uma lín gua in ven ta da, usan do a for ma
                        bra si lei ra de pro nun ciar as pa la vras, in di ca da en tre pa rên te ses.
                                                                                                           15
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20