Page 15 - ABC DO ALFABETIZADOR.indd
P. 15
ABC
Competências da Alfabetização
Competências do Alfabetizador
Introdução
Capítulo 1
PARTE I O QUE SIGNIFICA ALFABETIZAR
I - Introdução
II - Aprender a ler: as competências da alfabetização
III - Aprender a ler não é um processo estático
IV - Conceitos, pré-conceitos e confusões a serem superadas
I - INTRODUçãO
O alfabeto: no princípio era um código
Quatro conceitos de alfabetização
O al fa be to: no prin cí pio era um có di go
Compare es ses dois tex tos com aten ção:
U M A P A D A R I A
O M A P A D O R I O
No pri mei ro tex to vo cê lê: uma pa da ria. No se gun do vo cê lê: o ma pa do Rio.
Observe que ape nas três le tras são di fe ren tes, as po si ções das le tras são pra ti ca men
te idên ti cas. Por que a pro nún cia de um tex to é tão di fe ren te da pro nún cia do
ou tro, com le tras tão pa re ci das?
Se vo cê apre ciou de vi da men te as se me lhan ças e di fe ren ças en tre es ses dois tex tos é si nal
de que vo cê sa be a di fe ren ça en tre le tras, fo ne mas e sua im por tân cia na al fa be ti za ção.
Experimente fa zer o se guin te di ta do de uma lín gua in ven ta da, usan do a for ma
bra si lei ra de pro nun ciar as pa la vras, in di ca da en tre pa rên te ses.
15