Page 18 - ABC DO ALFABETIZADOR.indd
P. 18
Competências da Alfabetização
ABC O que significa alfabetizar
Competências do Alfabetizador
Introdução
Capítulo 1
Quatro con cei tos de al fa be ti za ção
Afinal, o que é alfabetizar? Alfabetizar é ensinar o segredo do código alfabético.
É ensinar a ler e escrever. No entanto, algo que parece tão simples tem sido objeto
de muitas controvérsias, que é importante dirimir nas primeiras páginas deste
manual. Examinaremos quatro definições de alfabetização.
O con cei to es tri to: al fa be ti za ção co mo me ra de co di fi ca ção
No con cei to mais es tri to de al fa be ti za ção, al fa be ti zar sig ni fi ca en si nar o alu no a
de ci frar o có di go al fa bé ti co. O pro fes sor che ga à sa la de au la e diz: eu sou ca paz
de es cre ver qual quer pa la vra que vo cês dis se rem. Os alu nos fa lam di fe ren tes pa la-
vras, exis ten tes ou não, e o pro fes sor cum pre a sua pro mes sa. Da mes ma for ma que
vo cê ho je é ca paz de es cre ver pa la vras cu jo sig ni fi ca do não co nhe ce em português,
alemão ou japonês. O ob je ti vo da al fa be ti za ção se re su mi ria nes sa ca pa ci da de, in-
de pen den te men te de ou tros fa to res co mo a com preen são, por exem plo.
Esse con cei to es tri to de al fa be ti za ção abran ge as ca pa ci da des de de co di fi car
(uma pa la vra es cri ta num som) e de co di fi car (um som nu ma pa la vra es cri ta).
Portanto, mes mo nes se con cei to es tri to, al fa be ti zar im pli ca es cre ver de for ma or-
to grá fi ca men te cor re ta – ou se ja, apli car o có di go al fa bé ti co cor re ta men te. O
conceito de decodificar é central ao conceito de alfabetização. Afinal, alfabetizar
signi fica ensinar o alfabeto, dar ao aluno os elementos para ele descobrir como
funciona esse código, como decodificar fonemas em grafemas e vice-versa. A de-
codificação permite formar um leitor autônomo, capaz de ler qualquer palavra.
Mas a alfabe tização requer mais do que simplesmente alfabetizar.
O conceito equivocado: ler é compreender
Predomina, no Brasil, inclusive em documentos oficiais como os Parâmetros
Curriculares Nacionais, a idéia de que ler é sinônimo de compreender. Essas idé-
ias tiveram origem em trabalhos de lingüistas como B. Goodman e Frank Smith,
e fo ram disseminadas em alguns países sob o nome de "Whole Language" e, no
Brasil, sob o nome de construtivismo.
O conceito de que ler é sinônimo de aprender constitui equívoco. Basta obser-
var a própria experiência:
18