Page 17 - ABC DO ALFABETIZADOR.indd
P. 17
PARTE I – INTRODUçãO
polonês apenas na segunda metade do século XIX, os gregos já se referiam a ele
para designar os sons relacionados com a letra. Neste livro, de caráter didático, va-
mos tomar a liberdade de falar dos sons das letras, pois esta é a forma prática para
os professores alfabetizadores lidarem com a questão. O tratamento técnico dessas
ques tões encontrase em livros especializados, citados no final do presente capítulo.
Agora re fli ta so bre o se guin te:
Se al guém lhe fi zer um di ta do de pa la vras na lín gua ale mã, mes mo que não co-
nhe ça o idio ma ale mão vo cê pos si vel men te irá con se guir es cre ver en tre 70 e 80%
das pa la vras de ma nei ra bas tan te cor re ta, do pon to de vis ta or to grá fi co.
Por que é pos sí vel usar o có di go al fa bé ti co pa ra es cre ver pa la vras que não exis tem em
português ou em lín guas que não co nhe ce mos?
Quem co nhe ce o có di go al fa bé ti co po de ria es cre ver e ler pa la vras de qual quer
lín gua nes se có di go. A ou tra pes soa se ria ca paz de com preen der a lei tu ra, des de que
esta se ja fei ta com uma en to na ção mi ni ma men te ade qua da. A ex pli ca ção é bas tan-
te sim ples: as lín guas pos suem uma es tru tu ra fo né ti ca re la ti va men te es tá vel. A
lín gua por tu gue sa, por exem plo, pos sui 44 fo ne mas: es sa é a sua es tru tu ra fo né ti ca
e to das as pa la vras que exis tem ou que po de mos for mar em nos sa lín gua são com-
bi na ções des ses fo ne mas.
Esta é a par te mais sim ples da his tó ria. A mais com pli ca da es tá es con di da na
pa la vra “re la ti va men te”. Observe por exem plo o som da le tra “a”. Ele é bas tan te
es tá vel em qual quer lu gar que a le tra “a” apa re ça em nos sa lín gua: a ca sa da fa da
na ma ta, etc.
Agora ob ser ve a le tra “e” em Pedro, pê ra, pe dra, pe le, Pelé. Quantos sons di fe-
ren tes? Quantas gra fias? Muitas con soan tes são bas tan te es tá veis: v, f, p, b, etc. Mas
o mes mo não é ver da de de ou tras: o “l” de Brasil se pro nun cia co mo um “u” na
mai o ria dos lu ga res; o “r” ini cial po de ser rrrr ou “ere” em ou tras re giões. O “s” é
um ver da dei ro enig ma. Entre ou tras fa ça nhas, ele po de subs ti tuir ou ser subs ti tuí do
pe lo z ou pe lo x, c ou ç. O la do po si ti vo des sa his tó ria é que, ape sar das ir re gu la ri-
da des, a maio ria dos pa drões fo né ti cos são ex tre ma men te re gu la res. É is so que tor
na pos sí vel de ci frar e usar o có di go al fa bé ti co pa ra ler e es cre ver.
Agora vo cê já tem uma no ção bem cla ra do que se ja o có di go al fa bé ti co. Ele per mi te
trans for mar le tras em sons e vi cever sa. Com is so vo cê tam bém já po de iden ti fi car a
prin ci pal ta re fa de al fa be ti zar: dar ao alu no a cha ve pa ra de ci frar o có di go.
17