Page 23 - ABC DO ALFABETIZADOR.indd
P. 23
PARTE I – INTRODUçãO
Quadro 1
Competências da al fa be ti za ção
1. Fundamentos:
cons ciên cia fo no ló gi ca
fa mi lia ri da de com li vros e tex tos im pres sos
me ta lin gua gem
2. Pré-re qui si tos:
cons ciên cia fo nê mi ca
prin cí pio al fa bé ti co
3. Requisitos:
de co di fi ca ção
fluên cia
4. Desenvolvimento da leitura:
vo ca bu lá rio
com preen são
5. Desenvolvimento da escrita:
o nível da letra: caligrafia
o nível da palavra: ortografia
o nível da frase: consciência sintática
o nível do texto: escrever e redigir
Os itens 1, 2 e 3 re fe remse prin ci pal men te às com pe tên cias pa ra apren der a ler.
O item 4 re fe rese à com pe tên cia de ler pa ra apren der. O item 5 referese às com-
petências da escrita. O glos sá rio apre sen ta do no iní cio des te ca pí tu lo de fi ne muitos
des ses ter mos. Mas eles se tor na rão mais bem co nhe ci dos ao lon go da lei tu ra e do
es tu do des te vo lu me.
É as sim que se apren de um no vo ter mo do vo ca bu lá rio: não bas ta sa ber a sua de fi ni ção,
é pre ci so en con trálo di ver sas ve zes e em di fe ren tes con tex tos. Lembrese dis so quan do
es ti ver en si nan do vo ca bu lá rio a seus alu nos.
Neste mo men to é im por tan te que o lei tor se com pe ne tre dos se guin tes prin cí pios:
• a al fa be ti za ção é par te de um lon go pro ces so de en si nar as pes soas a ler e
es cre ver;
• exis te um con jun to pre ci so de com pe tên cias pró prias do pro ces so de al fa
be ti za ção;
• es se con jun to de com pe tên cias, lis ta do aci ma, é bem co nhe ci do e pre ci sa
ser en si na do pe lo pro fes sor e apren di do pe lo alu no pa ra que es te pos sa
tor nar-se um bom lei tor, uma pes soa que es cre ve bem e um bom alu no;
23