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PARTE I – INTRODUçãO
ler reforça a competência de identificar fonemas não substitui a necessidade do ensino
intencional e sistemático dessa competência.
Ainda outro exemplo: quanto maior o vo ca bu lá rio, maior a fluên cia; quan to
maior a fluên cia, mais a pes soa con se gue ler; e quan to mais a pes soa lê, mais am-
plia o seu vo ca bu lá rio. Assim, em bo ra in de pen den tes, as com pe tên cias es tão re la-
cio na das: ain da que ca da uma de va ser en si na da com fo co es pe cí fi co, o en si no
de ve re la cio nar es sas di fe ren tes com pe tên cias. Por exem plo, ao en si nar es tra té gias
de com preen são o pro fes sor tam bém pre ci sa de sen vol ver al gu mas com pe tên cias
pa ra li dar com o vo ca bu lá rio de um tex to.
Ou se ja: tu do tem a ver com tu do, porém ca da com po nen te do pro ces so de al-
fa be ti za ção pre ci sa ser en si na do den tro de uma cer ta es tru tu ra e se qüên cia, usando
métodos, estratégias e materiais de leitura adequados a cada objetivo e momento
do processo.
O Quadro 2 in di ca que exis tem fa ses bas tan te dis tin tas no pro ces so de apren der
a ler, em bo ra se ja um pro ces so con tí nuo, que de pen de fun da men tal men te das opor-
tu ni da des com que o alu no se de fron ta. Em to das es sas fa ses a com preen são es tá
sem pre pre sen te – mas o fo co do en si no e as ta re fas de apren di za gem são mui to
di fe ren tes. Isso su ge re que há uma or dem de prio ri da des quan to ao que de ve re ce ber
ên fa se em ca da eta pa. Um es tu do cui da do so des se qua dro per mi te, por tan to, su pe-
rar o fal so di le ma en tre de co di fi car e com preen der. Ele tam bém mos tra que mis tu-
rar ou su bor di nar tu do à com preen são pre ju di ca a apren di za gem da lei tu ra.
O Quadro 2 pre ci sa ser li do e ana li sa do com mui to cui da do e aten ção, pois de
sua com preen são po de re sul tar um cur rí cu lo bem es tru tu ra do pa ra al fa be ti zar:
• a co lu na 1 apre sen ta as com pe tên cias ca rac te rís ti cas de ca da eta pa;
• a co lu na 2 apre sen ta as de fi ni ções de ca da com pe tên cia;
• a co lu na 3 apre sen ta as prin ci pais es tra té gias usa das pa ra o en si no des sas
com pe tên cias;
• a co lu na 4 dá exem plos de ati vi da des ade qua das pa ra de sen vol ver ca da
uma de las.
A com preen são des se qua dro re quer al guns co men tá rios adi cio nais.
• Primeiro: exis tem com pe tên cias es pe cí fi cas de al fa be ti za ção. Essas com-
pe tên cias são co nhe ci das, ma pea das, e pre ci sam ser apren di das. Todas elas
po dem ser en si na das.
• Segundo: to das as com pe tên cias le vam à com preen são, re que rem com-
preen são, mas não se con fun dem com ela. Há uma se qüên cia que de ve
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