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ABC
                                     Competências da Alfabetização
                                     Competências do Alfabetizador
                                    Introdução



                                                                 Capítulo 1
                           PARTE I          O QUE SIGNIFICA ALFABETIZAR
                                            I - Introdução
                                            II - Aprender a ler: as competências da alfabetização
                                            III - Aprender a ler não é um processo estático
                                            IV - Conceitos, pré-conceitos e confusões a serem superadas







                  II - APRENDER A LER: AS COMPETÊNCIAS DA ALFABETIZAçãO

                 As competências da alfabetização
                 Estrutura e seqüência de um currículo de alfabetização
                 Aprender a aprender: a metacognição







                 As competências da alfabetização




                   O conceito operacional de alfabetização apresentado na seção anterior permite
                dissecar o conjunto de competências da alfabetização. A competência central é a
                decodificação, mas, para decodificar, o aluno precisa ter adquirido uma série de
                ou tras competências. Por outro lado, a decodificação é central, mas não esgota
                todas as dimensões do processo de alfabetização.
                   Ler implica, fundamentalmente, identificar as palavras de maneira automática.
                Ler com fluência significa não apenas identificar as palavras automaticamente,
                mas com velocidade e ritmo que evidenciam e facilitam a compreensão. Como
                ve remos adiante neste livro, o cérebro registra palavras tanto pela via visual (ou
                lexi cal) quanto pela via fonológica (som), mas a via lexical depende fortemente do
                desenvolvimento da via fonológica. Isso significa que, na prática, embora haja
                várias formas de identificar automaticamente as palavras, nem todas são igual-
                mente eficazes.   Em condições normais de alfabetização o aluno aprende primeiro
                a decodificar e, progressivamente, torna automático o reconhecimento das pala-
                vras, até se tornar um leitor fluente. Paralelamente, vai desenvolvendo vocabulário
                – o que lhe permite identificar o sentido da palavra, bem como estratégias para
                aprender o sentido do texto através do contexto e de outras pistas.  O contexto é
                útil para compreender o sentido, mas retarda o processo de identificar palavras.
                  Neste capítulo agrupamos as competências da alfabetização em cinco conjuntos.

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