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ABC
Competências da Alfabetização
Competências do Alfabetizador
Introdução
Capítulo 1
PARTE I O QUE SIGNIFICA ALFABETIZAR
I - Introdução
II - Aprender a ler: as competências da alfabetização
III - Aprender a ler não é um processo estático
IV - Conceitos, pré-conceitos e confusões a serem superadas
II - APRENDER A LER: AS COMPETÊNCIAS DA ALFABETIZAçãO
As competências da alfabetização
Estrutura e seqüência de um currículo de alfabetização
Aprender a aprender: a metacognição
As competências da alfabetização
O conceito operacional de alfabetização apresentado na seção anterior permite
dissecar o conjunto de competências da alfabetização. A competência central é a
decodificação, mas, para decodificar, o aluno precisa ter adquirido uma série de
ou tras competências. Por outro lado, a decodificação é central, mas não esgota
todas as dimensões do processo de alfabetização.
Ler implica, fundamentalmente, identificar as palavras de maneira automática.
Ler com fluência significa não apenas identificar as palavras automaticamente,
mas com velocidade e ritmo que evidenciam e facilitam a compreensão. Como
ve remos adiante neste livro, o cérebro registra palavras tanto pela via visual (ou
lexi cal) quanto pela via fonológica (som), mas a via lexical depende fortemente do
desenvolvimento da via fonológica. Isso significa que, na prática, embora haja
várias formas de identificar automaticamente as palavras, nem todas são igual-
mente eficazes. Em condições normais de alfabetização o aluno aprende primeiro
a decodificar e, progressivamente, torna automático o reconhecimento das pala-
vras, até se tornar um leitor fluente. Paralelamente, vai desenvolvendo vocabulário
– o que lhe permite identificar o sentido da palavra, bem como estratégias para
aprender o sentido do texto através do contexto e de outras pistas. O contexto é
útil para compreender o sentido, mas retarda o processo de identificar palavras.
Neste capítulo agrupamos as competências da alfabetização em cinco conjuntos.
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