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Competências da Alfabetização
               ABC                                                           O que significa alfabetizar
                         Competências do Alfabetizador
                         Introdução
                                                                                          Capítulo 1




                   Para fa zer o di ta do pro ce da da se guin te for ma:

                       • di ga a pa la vra  faio
                       • di ga a fra se ele é  faio
                       • re pi ta a pa la vra  faio


                   Palavras pa ra o di ta do:
                       • ele é  faiu ( faio)
                       • ele é cui to  feio (cuin to)
                       • ho je o  djia es tá mui to bo ni to
                       • o ga ro to é mui to aru to (aru tu)
                       • Júlia é ji lha da Maria
                       • o fa ril bri lha va no al to mar (fa riu)
                       • o fe pe é da Lili (fé pi)


                   O que vo cê per ce be, se fi zer es se di ta do? Como as pes soas es cre vem as pa la vras:
                  faio ou  faiu? Cuinto ou cui to? Djia ou dia? Aruto ou aru tu? Por que a maio ria das
                pes soas que fo ram al fa be ti za das cor re ta men te ten dem a es cre ver cor re tamente, do
                pon to de vis ta or to grá fi co, mes mo que as pa la vras não exis tam em nos sa lín gua?


                Se vo cê con se gue res pon der a es ta per gun ta, vo cê sa be a im por tân cia de uma das maio­
                res in ven ções da hu ma ni da de: o al fa be to ou có di go al fa bé ti co.



                   As pa la vras têm  sons. Você já pa rou pa ra con tar quan tos  sons têm as pa la vras?


                   Por exem plo, a pa la vra ca sa tem qua tro  sons: /k/a/z/a/. A pa la vra chu va tem
                cinco le tras, mas ape nas quatro   sons: /ch/u/v/a/. Agora com pa re: lã e  TAM.
                Quantos  sons? Quantas le tras?



                   As palavras são formadas por letras, também chamadas de grafemas. Um grafema
                pode constar de uma ou mais letras (como no caso dos dígrafos). Cada grafema
                representa  um  fonema.  Fonema  é  um  conceito  abstrato:    a  menor  unidade  fo-
                nológica que constitui uma palavra. A rigor o fonema não é um som – a prova
                disso é que usamos o termo consoante para designar o nome da maioria das letras
                do nosso alfabeto: elas não contêm um som por si mesmas. Abstraímos o som /b/
                quando ouvimos a combinação da letra B com vogais, como no caso do ba, be, bi,
                bo, bu. Embora o conceito de fonema tenha sido introduzido por um lingüista
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