Page 13 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 13
QuArTo MoMENTo: ProjETo o TrENziNho DA TurMA
■ faça o gancho da leitura para uma brincadeira:
Brinque de trenzinho
●
Organize uma fila, um atrás do outro para ir ao banheiro ou para comer;
◆
Saia fazendo o barulho do trem.
◆
Introduza uma música para o trajeto, cante. faça as crianças aprenderem e se
●
movimentarem com ritmo.
■ Ensine uma música sobre trem
MÚSICA RELACIONADA
Eu vou pegar o trem
Eu vou pegar o trem,
Você vai também,
Só falta comprar passagem
Passagem pro velho trem
Pa-rou!
Bracinho pra frente, mais pra frente (mãozinha pra cima, pra baixo,
pezinho pra dentro, pra fora, etc)
Sum, sum, sá.
Sum, sum, sá.
Sum, sum, sá, sá, sá.
Sum, sum, sá.
Sum, sum, sá.
Sum, sum, sá, sá, sá.
(As crianças em fila, cantam e dançam seguindo um trenzinho.
Quando o condutor disser a palavra “parou”, todos param e fazem
o gesto solicitado. Depois continuam a dançar em fila)
PROJETO – O TRENZINHO DA TURMA
Material necessário:
❖ quadrados de papel em branco.
❖ lápis de cor ou giz de cera
➟ Faça o trenzinho da turma: distribua um vagão para cada criança
com seu nome no centro (um quadrado em papel branco, como
sugere a poesia). Peça que cada uma decore seu vagão com o
material que tiver disponível em sala (lápis de cor ou giz de
cera). Cole o trenzinho na parede, junto com as crianças, envol-
vendo as mesmas nesta atividade. Convide a turma a se atentar
ao vagão dos colegas, descrevendo detalhes, as cores usadas e
também o nome. Ao final, pense com o grupo em um nome para
o trenzinho, enfatizando que aquele é o trenzinho da turma.
13
Conte outra vez – Manual do Professor
Manual Conte outra vez.indd 13 12/11/2009 20:16:10