Page 13 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 13

QuArTo MoMENTo: ProjETo o TrENziNho DA TurMA


                  ■    faça o gancho da leitura para uma brincadeira:
                        Brinque de trenzinho
                     ●
                           Organize uma fila, um atrás do outro para ir ao banheiro ou para comer;
                        ◆
                           Saia fazendo o barulho do trem.
                        ◆
                        Introduza uma música para o trajeto, cante. faça as crianças aprenderem e se
                     ●
                        movimentarem com ritmo.


                  ■    Ensine uma música sobre trem

                              MÚSICA RELACIONADA
                              Eu vou pegar o trem
                              Eu vou pegar o trem,
                              Você vai também,
                              Só falta comprar passagem
                              Passagem pro velho trem
                              Pa-rou!
                              Bracinho pra frente, mais pra frente (mãozinha pra cima, pra baixo,
                              pezinho pra dentro, pra fora, etc)
                              Sum, sum, sá.
                              Sum, sum, sá.
                              Sum, sum, sá, sá, sá.
                              Sum, sum, sá.
                              Sum, sum, sá.
                              Sum, sum, sá, sá, sá.
                              (As  crianças  em  fila,  cantam  e  dançam  seguindo  um  trenzinho.
                              Quando o condutor disser a palavra “parou”, todos param e fazem
                              o gesto solicitado. Depois continuam a dançar em fila)




                              PROJETO – O TRENZINHO DA TURMA

                              Material necessário:
                              ❖    quadrados de papel em branco.
                              ❖    lápis de cor ou giz de cera
                              ➟  Faça o trenzinho da turma: distribua um vagão para cada criança
                                 com seu nome no centro (um quadrado em papel branco, como
                                 sugere a poesia). Peça que cada uma decore seu vagão com o
                                 material  que  tiver  disponível  em  sala  (lápis  de  cor  ou  giz  de
                                 cera). Cole o trenzinho na parede, junto com as crianças, envol-
                                 vendo as mesmas nesta atividade. Convide a turma a se atentar
                                 ao vagão dos colegas, descrevendo detalhes, as cores usadas e
                                 também o nome. Ao final, pense com o grupo em um nome para
                                 o trenzinho, enfatizando que aquele é o trenzinho da turma.


                                                                                                          13
                                                                           Conte outra vez – Manual do Professor


      Manual Conte outra vez.indd   13                                                                     12/11/2009   20:16:10
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18