Page 16 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 16

Você já viu alguma formiguinha fazendo uma coisa dessas?
                     ●
                        Onde essa formiguinha estava?
                     ●
                        Onde você costuma ver formigas?
                     ●
                        Você sabe como é o nome da casa das formigas? (formigueiro)
                     ●
                        Alguma  vez  vocês  já  viram  um  formigueiro?  Como  ele  é?  –  explore  as
                     ●
                        explicações das crianças a respeito do formigueiro e das formigas, propiciando a
                        manifestação de todos que desejarem.


                  ■    Converse sobre poemas:
                        Releia o texto, enfatizando as rimas.
                     ●
                        Mostre como o texto está disposto na página.
                     ●
                        Diga para as crianças que muitos textos que estão dispostos desta forma e têm
                     ●
                        rimas se chamam poemas.

                  ■    Se for possível: releia o texto com as crianças acompanhando o movimento de seus
                     olhos.



                  SEguNDo MoMENTo


                  ■    Prepare os alunos para a leitura do texto novamente.
                        Diga que hoje vocês irão conhecer mais coisas sobre as formigas.
                     ●
                        Motive-as, de modo que elas peçam para você ler o texto novamente. Agora
                     ●
                        eu vou ler o texto Formiguinha de novo e vou apontar para cada palavra
                        que estou lendo. (todas as crianças devem estar em posição que lhes permita
                        acompanhar sua leitura e o movimento dos seus olhos).
                        Ao  final  da  segunda  leitura,  pergunte  se  alguém  quer  comentar  alguma  coisa
                     ●
                        sobre o texto ou sobre a ilustração.  Pergunte alguns detalhes sobre a ilustração.
                        fale  às  crianças:  hoje  nós  vamos  aprender  muitas  outras  coisas  sobre
                     ●
                        formigas e formigueiros!  Vocês sabem como as formigas nascem?  Elas
                        nascem na barriga das formigas ou nascem de ovos?
                           Ouça o que as crianças têm a dizer. Quando for oportuno, diga:
                        ◆
                        As formigas nascem de um ovo, bem pequenininho, mas, bem pequeninho
                     ●
                        mesmo. Menor que um grãozinho de arroz! Quando ela sai desse ovinho,
                        que a mamãe dela botou, ela sai parecendo uma minhoca pequenininha
                        e aí ela se chama ‘larva’, o tempo passa, e ela constrói uma casinha (que
                        parece outro ovinho) chamada ‘pupa’; o tempo passa de novo; ela cresce,
                        cresce, cresce, até se tornar uma formiga! Entenderam como é?

                        ◆    Ouça o que eles dizem; peça que contem para você como as formigas nas-
                           cem; repita alguma informação se necessário.
                           Repita as palavras larva, pupa. Verifique se algum aluno entendeu e se sabe
                        ◆
                           explicar.

              16    Conte outra vez – Manual do Professor



      Manual Conte outra vez.indd   16                                                                     12/11/2009   20:16:10
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21