Page 16 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 16
Você já viu alguma formiguinha fazendo uma coisa dessas?
●
Onde essa formiguinha estava?
●
Onde você costuma ver formigas?
●
Você sabe como é o nome da casa das formigas? (formigueiro)
●
Alguma vez vocês já viram um formigueiro? Como ele é? – explore as
●
explicações das crianças a respeito do formigueiro e das formigas, propiciando a
manifestação de todos que desejarem.
■ Converse sobre poemas:
Releia o texto, enfatizando as rimas.
●
Mostre como o texto está disposto na página.
●
Diga para as crianças que muitos textos que estão dispostos desta forma e têm
●
rimas se chamam poemas.
■ Se for possível: releia o texto com as crianças acompanhando o movimento de seus
olhos.
SEguNDo MoMENTo
■ Prepare os alunos para a leitura do texto novamente.
Diga que hoje vocês irão conhecer mais coisas sobre as formigas.
●
Motive-as, de modo que elas peçam para você ler o texto novamente. Agora
●
eu vou ler o texto Formiguinha de novo e vou apontar para cada palavra
que estou lendo. (todas as crianças devem estar em posição que lhes permita
acompanhar sua leitura e o movimento dos seus olhos).
Ao final da segunda leitura, pergunte se alguém quer comentar alguma coisa
●
sobre o texto ou sobre a ilustração. Pergunte alguns detalhes sobre a ilustração.
fale às crianças: hoje nós vamos aprender muitas outras coisas sobre
●
formigas e formigueiros! Vocês sabem como as formigas nascem? Elas
nascem na barriga das formigas ou nascem de ovos?
Ouça o que as crianças têm a dizer. Quando for oportuno, diga:
◆
As formigas nascem de um ovo, bem pequenininho, mas, bem pequeninho
●
mesmo. Menor que um grãozinho de arroz! Quando ela sai desse ovinho,
que a mamãe dela botou, ela sai parecendo uma minhoca pequenininha
e aí ela se chama ‘larva’, o tempo passa, e ela constrói uma casinha (que
parece outro ovinho) chamada ‘pupa’; o tempo passa de novo; ela cresce,
cresce, cresce, até se tornar uma formiga! Entenderam como é?
◆ Ouça o que eles dizem; peça que contem para você como as formigas nas-
cem; repita alguma informação se necessário.
Repita as palavras larva, pupa. Verifique se algum aluno entendeu e se sabe
◆
explicar.
16 Conte outra vez – Manual do Professor
Manual Conte outra vez.indd 16 12/11/2009 20:16:10

