Page 15 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 15

DESENvoLviMENTo:

                  PriMEiro MoMENTo


                  ■    Hoje vamos ler um poema sobre um animal bem pequenininho. Qual ani-
                     mal será esse? – Ouça as respostas das crianças, oferecendo novas perguntas e
                     dicas, como:

                        Esse animalzinho é um inseto e vive andando por aí, no chão das nossas
                     ●
                        casas, na parede, na mesa.
                     ●    É um inseto que adora comer o restinho das nossas comidas.

                  ■    Explore ao máximo o conhecimento das crianças sobre formigas, fazendo pergun-
                     tas, dando dicas, estimulando-as a falar e perguntar.

                  ■    Preste atenção para identificar o que mais elas gostariam de saber sobre as formi-
                     gas.

                  ■    Quando julgar já ter explorado bastante as respostas das crianças, diga:
                        O texto que vamos ler é sobre formigas! Vamos procurar no Livro Gigante
                     ●
                        onde está este poema?


                  ■    Vá passando as folhas lentamente para que as crianças digam qual é o texto sobre
                     formiguinhas. Quando eles apontarem algum, sendo ou não o pedido, pergunte
                     por que elas acham que é aquele, procure entender que pistas as crianças usam
                     para identificar o texto.

                  ■    Ao achar o texto diga: Este é o texto que vamos ler! Observem esta figura
                     e me digam: todo texto tem um título, não é mesmo? Título é o nome do
                     texto. Agora, observem bem esta figura e me contem: qual será o título
                     deste texto? – ouça e comente o título que as crianças falarem. Relaciona o que
                     elas falaram com o que está na ilustração. Quando alguma delas falar ‘formiguinha’
                     ou se aproximar do título, diga: O título deste texto é FORMIGUINHA.

                  ■    Converse sobre o autor do texto; pergunte se tem autor. faça o mesmo sobre o
                     ilustrador.

                  ■    Ensine as crianças  a procurar e identificar o título, nome do autor, nome do ilus-
                     trador e saber sobre eles e seus trabalhos.

                  ■    Vamos ler este texto para ver como o autor fala das formigas? Posso come-
                     çar?

                  ■    Leia o texto bem devagar. Acentue as rimas.

                  ■    Ao terminar a leitura, converse com os alunos sobre o tema, verifique se a compre-
                     enderam, acolha suas falas e experiências. Pergunte:
                        O que acharam desse poema?
                     ●
                     ●    Do que esse poema fala?
                        O que a formiguinha desse poema faz? (belisca, cutuca, pica, fura, puxa,
                     ●
                        empurra, arrasta, carrega, fica cansada, mas não para)

                                                                                                          15
                                                                           Conte outra vez – Manual do Professor


      Manual Conte outra vez.indd   15                                                                     12/11/2009   20:16:10
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20