Page 15 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 15
DESENvoLviMENTo:
PriMEiro MoMENTo
■ Hoje vamos ler um poema sobre um animal bem pequenininho. Qual ani-
mal será esse? – Ouça as respostas das crianças, oferecendo novas perguntas e
dicas, como:
Esse animalzinho é um inseto e vive andando por aí, no chão das nossas
●
casas, na parede, na mesa.
● É um inseto que adora comer o restinho das nossas comidas.
■ Explore ao máximo o conhecimento das crianças sobre formigas, fazendo pergun-
tas, dando dicas, estimulando-as a falar e perguntar.
■ Preste atenção para identificar o que mais elas gostariam de saber sobre as formi-
gas.
■ Quando julgar já ter explorado bastante as respostas das crianças, diga:
O texto que vamos ler é sobre formigas! Vamos procurar no Livro Gigante
●
onde está este poema?
■ Vá passando as folhas lentamente para que as crianças digam qual é o texto sobre
formiguinhas. Quando eles apontarem algum, sendo ou não o pedido, pergunte
por que elas acham que é aquele, procure entender que pistas as crianças usam
para identificar o texto.
■ Ao achar o texto diga: Este é o texto que vamos ler! Observem esta figura
e me digam: todo texto tem um título, não é mesmo? Título é o nome do
texto. Agora, observem bem esta figura e me contem: qual será o título
deste texto? – ouça e comente o título que as crianças falarem. Relaciona o que
elas falaram com o que está na ilustração. Quando alguma delas falar ‘formiguinha’
ou se aproximar do título, diga: O título deste texto é FORMIGUINHA.
■ Converse sobre o autor do texto; pergunte se tem autor. faça o mesmo sobre o
ilustrador.
■ Ensine as crianças a procurar e identificar o título, nome do autor, nome do ilus-
trador e saber sobre eles e seus trabalhos.
■ Vamos ler este texto para ver como o autor fala das formigas? Posso come-
çar?
■ Leia o texto bem devagar. Acentue as rimas.
■ Ao terminar a leitura, converse com os alunos sobre o tema, verifique se a compre-
enderam, acolha suas falas e experiências. Pergunte:
O que acharam desse poema?
●
● Do que esse poema fala?
O que a formiguinha desse poema faz? (belisca, cutuca, pica, fura, puxa,
●
empurra, arrasta, carrega, fica cansada, mas não para)
15
Conte outra vez – Manual do Professor
Manual Conte outra vez.indd 15 12/11/2009 20:16:10