Page 12 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
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ceu depois, visando auxiliá-los na construção da seqüência de acontecimentos
                        passados.

                  ■    Vamos reler esse texto?
                        Eu vou ler devagar. Vejam como meu olho se movimenta.
                     ●
                           Explique como o olho se movimenta para ler as palavras:
                        ◆
                           ➤    Da esquerda para a direita;
                           ➤    De cima para baixo (quando muda de linha).
                     Depois de terminar a leitura você diz:
                  ■
                     ●    Olhem o trenzinho na ilustração.  Contem para mim: como é o trenzinho?
                        Quais cores ele tem?

                        Como são suas rodinhas? – pergunte se as crianças conseguem desenhar no
                     ●
                        ar a rodinha do trem (mostre como se faz formando um círculo com seu dedo,
                        ajude as crianças a reproduzirem seu movimento). Agora pergunte se eles con-
                        seguem fazer a rodinha do trem na lousa. Peça que desenhem. Conte a eles que
                        esta figura se chama CÍRCuLO.
                        Diga: nós achamos um círculo no trenzinho de nossa história! Onde mais
                     ●
                        temos outros círculos? Vamos procurar? – procure pela sala outros círculos
                        (maçaneta, a extremidade do giz, o ventilador, brinquedos, etc). Prossiga dizen-
                        do: o que mais tem a forma de um círculo? Vamos lembrar? – ajude-os a
                        lembrar: as rodas de um carro, de uma moto, o sol, a lua, uma laranja cortada
                        ao meio, um prato, o botão de nossas roupas, etc.
                        Diga: Agora quero que vocês prestem bastante atenção nos vagões desse
                     ●
                        trenzinho. Como eles são? Quem consegue desenhar no ar um vagão do
                        nosso trenzinho? (mostre como se faz formando um quadrado com seu dedo,
                        ajude as crianças a reproduzirem seu movimento).
                        Agora peça para desenharem o vagão do trem na lousa ou em um papel.
                     ●
                           Conte  a  eles  que  esta  figura  se  chama  QuADRADO.  Ensine-os  também  a
                        ◆
                           forma um quadrado com os braços.
                           Chame dois alunos a frente e peça que um segure o próprio cotovelo esquer-
                        ◆
                           do com a mão direita e o outro segure o cotovelo direito com a mão esquerda,
                           aproxime os braços dos dois e chame toda a turma para ver o quadrado que
                           foi formado com os braços.
                        Diga: nós achamos um quadrado no trenzinho de nossa história! Onde
                     ●
                        mais temos outros quadrados? Vamos procurar? – procure pela sala outros
                        quadrados (mesa, borracha, o assento da cadeira, um brinquedo, etc.). Prossiga
                        dizendo: o que mais tem a forma de um quadrado? Vamos lembrar? – ajude-
                        os a lembrar: um pastel, uma televisão, as lentes de um óculos, etc.
                        Explore outras formas geométricas a partir da ilustração.
                     ●


                              DÊ A DICA – DE ACORDO COM A ILUSTRAÇÃO



              12    Conte outra vez – Manual do Professor



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