Page 12 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 12
ceu depois, visando auxiliá-los na construção da seqüência de acontecimentos
passados.
■ Vamos reler esse texto?
Eu vou ler devagar. Vejam como meu olho se movimenta.
●
Explique como o olho se movimenta para ler as palavras:
◆
➤ Da esquerda para a direita;
➤ De cima para baixo (quando muda de linha).
Depois de terminar a leitura você diz:
■
● Olhem o trenzinho na ilustração. Contem para mim: como é o trenzinho?
Quais cores ele tem?
Como são suas rodinhas? – pergunte se as crianças conseguem desenhar no
●
ar a rodinha do trem (mostre como se faz formando um círculo com seu dedo,
ajude as crianças a reproduzirem seu movimento). Agora pergunte se eles con-
seguem fazer a rodinha do trem na lousa. Peça que desenhem. Conte a eles que
esta figura se chama CÍRCuLO.
Diga: nós achamos um círculo no trenzinho de nossa história! Onde mais
●
temos outros círculos? Vamos procurar? – procure pela sala outros círculos
(maçaneta, a extremidade do giz, o ventilador, brinquedos, etc). Prossiga dizen-
do: o que mais tem a forma de um círculo? Vamos lembrar? – ajude-os a
lembrar: as rodas de um carro, de uma moto, o sol, a lua, uma laranja cortada
ao meio, um prato, o botão de nossas roupas, etc.
Diga: Agora quero que vocês prestem bastante atenção nos vagões desse
●
trenzinho. Como eles são? Quem consegue desenhar no ar um vagão do
nosso trenzinho? (mostre como se faz formando um quadrado com seu dedo,
ajude as crianças a reproduzirem seu movimento).
Agora peça para desenharem o vagão do trem na lousa ou em um papel.
●
Conte a eles que esta figura se chama QuADRADO. Ensine-os também a
◆
forma um quadrado com os braços.
Chame dois alunos a frente e peça que um segure o próprio cotovelo esquer-
◆
do com a mão direita e o outro segure o cotovelo direito com a mão esquerda,
aproxime os braços dos dois e chame toda a turma para ver o quadrado que
foi formado com os braços.
Diga: nós achamos um quadrado no trenzinho de nossa história! Onde
●
mais temos outros quadrados? Vamos procurar? – procure pela sala outros
quadrados (mesa, borracha, o assento da cadeira, um brinquedo, etc.). Prossiga
dizendo: o que mais tem a forma de um quadrado? Vamos lembrar? – ajude-
os a lembrar: um pastel, uma televisão, as lentes de um óculos, etc.
Explore outras formas geométricas a partir da ilustração.
●
DÊ A DICA – DE ACORDO COM A ILUSTRAÇÃO
12 Conte outra vez – Manual do Professor
Manual Conte outra vez.indd 12 12/11/2009 20:16:10