Page 10 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 10

SEguNDo MoMENTo

                  ■    Prepare os alunos para a leitura do dia. Sugestão:
                        Converse com as crianças sobre brincadeiras.
                     ●
                        Leve a conversa para os tipos de coisas que eles carregam, como transportam
                     ●
                        (ex. carrinhos de criança, mochilas, etc.)
                        Converse sobre coisas de verdade (grandes) e coisas de brinquedo (brincar de
                     ●
                        casinha, brincar de boneca, brincar de comadre, brincar de trenzinho)
                        Converse sobre trenzinho. Verifique o que os alunos sabem (tamanho, forma,
                     ●
                        cor, como anda, que barulhos faz, o que podemos carregar em um trem de ver-
                        dade, em um trem de brincadeirinha).

                  ■    Pergunte aos alunos:
                     ●    Vocês querem conhecer um trenzinho diferente? Vamos ver o trenzinho
                        que tem neste livro?
                        Abra o livro na página da leitura 1 – O tRENZINHO.
                     ●
                     ●    Deixe os alunos olharem, explorarem o texto, a figura.
                        Deixe os alunos falarem sobre o que estão vendo.
                     ●
                        Estimule os alunos a observarem as figuras, os detalhes.
                     ●

                  ■    No momento oportuno mostre o título, as letras e diga:
                        Nós já vimos muita coisa neste livro (repetir algumas das coisas que os alunos
                     ●
                        observaram: trem, vagão, trilho, etc.).

                  ■    Aponte para a palavra “trenzinho” e diga:
                        E essa palavra aqui, o que ela quer dizer? O que está escrito aqui?
                     ●
                        Deixe os alunos responderem.
                     ●
                     ●    Depois diga:
                           Aqui está escrito O TRENZINHO.
                        ◆
                           Vamos ler o que está escrito neste texto? (ou nesta página?)
                        ◆

                  ■    Leia o título e a história.
                        Leia com entonação, com graça, com desembaraço.
                     ●
                        tente ler o texto inteiro, sem parar. Evite ser interrompido.
                     ●
                  ■    Deixe os alunos comentarem o que ouviram.
                        Depois, faça perguntas para estimular as crianças a contarem a história.
                     ●
                           Se alguma criança começar a dizer algo, estimule com perguntas dirigidas a
                        ◆
                           ela ou a outras crianças.
                           Se nenhuma criança se manifestar, faça perguntas para ajudar as crianças a
                        ◆
                           entenderem que:

                           ➤    A menina estava brincando de trenzinho.
                           ➤    Ela coloca várias coisas no trenzinho (flores, frutas, comida, bonecas, etc.)
                           ➤    No ano que vem ela diz que vai para a escola e que o trenzinho vai pesar.

              10    Conte outra vez – Manual do Professor



      Manual Conte outra vez.indd   10                                                                     12/11/2009   20:16:10
   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15