Page 10 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 10
SEguNDo MoMENTo
■ Prepare os alunos para a leitura do dia. Sugestão:
Converse com as crianças sobre brincadeiras.
●
Leve a conversa para os tipos de coisas que eles carregam, como transportam
●
(ex. carrinhos de criança, mochilas, etc.)
Converse sobre coisas de verdade (grandes) e coisas de brinquedo (brincar de
●
casinha, brincar de boneca, brincar de comadre, brincar de trenzinho)
Converse sobre trenzinho. Verifique o que os alunos sabem (tamanho, forma,
●
cor, como anda, que barulhos faz, o que podemos carregar em um trem de ver-
dade, em um trem de brincadeirinha).
■ Pergunte aos alunos:
● Vocês querem conhecer um trenzinho diferente? Vamos ver o trenzinho
que tem neste livro?
Abra o livro na página da leitura 1 – O tRENZINHO.
●
● Deixe os alunos olharem, explorarem o texto, a figura.
Deixe os alunos falarem sobre o que estão vendo.
●
Estimule os alunos a observarem as figuras, os detalhes.
●
■ No momento oportuno mostre o título, as letras e diga:
Nós já vimos muita coisa neste livro (repetir algumas das coisas que os alunos
●
observaram: trem, vagão, trilho, etc.).
■ Aponte para a palavra “trenzinho” e diga:
E essa palavra aqui, o que ela quer dizer? O que está escrito aqui?
●
Deixe os alunos responderem.
●
● Depois diga:
Aqui está escrito O TRENZINHO.
◆
Vamos ler o que está escrito neste texto? (ou nesta página?)
◆
■ Leia o título e a história.
Leia com entonação, com graça, com desembaraço.
●
tente ler o texto inteiro, sem parar. Evite ser interrompido.
●
■ Deixe os alunos comentarem o que ouviram.
Depois, faça perguntas para estimular as crianças a contarem a história.
●
Se alguma criança começar a dizer algo, estimule com perguntas dirigidas a
◆
ela ou a outras crianças.
Se nenhuma criança se manifestar, faça perguntas para ajudar as crianças a
◆
entenderem que:
➤ A menina estava brincando de trenzinho.
➤ Ela coloca várias coisas no trenzinho (flores, frutas, comida, bonecas, etc.)
➤ No ano que vem ela diz que vai para a escola e que o trenzinho vai pesar.
10 Conte outra vez – Manual do Professor
Manual Conte outra vez.indd 10 12/11/2009 20:16:10