Page 17 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 17
■ Exponha no quadro um esquema simples, semelhante ao apresentado abaixo (ovo
– larva – pupa – formiga):
Diga: Este é o ciclo de vida das formiguinhas. Todas as formiguinhas nas-
■
cem desse jeito: primeiro são ovinhos, depois viram larva, depois pupa e só
depois formiga, do jeito que costumamos ver.
Verifique se elas entenderam as mudanças que acontecem no ciclo vital da formiga.
■
Permita que falem, perguntem, contem histórias.
TErCEiro MoMENTo – ProjETo
■ Diga que vocês conhecerão um pouco mais de formigas. Pergunte o que eles já
sabem sobre este inseto. Explore com outras perguntas e dicas o que elas apren-
deram sobre o que já foi falado: como nascem, como crescem, onde vivem, use
palavras como larva, pupa, formigueiro. Verifique o que os alunos sabem sobre
formigueiro.
■ Convide-os a procurar um formigueiro. Esclareça que o formigueiro é a casa das
formigas. (Verifique previamente se há, no pátio ou na sala, um formigueiro e leve-
os próximo a este lugar para que possam procurar).
Diga: Vamos ver se encontramos algum formigueiro ou algumas formigas
●
por aqui? – Esclareça que todos irão procurar e que, ao achar, dirão à você para
que todos possam ver. Explique que eles não poderão colocar a mão no formi-
gueiro para não machucar nem as formigas nem a eles mesmos, porque algumas
formigas podem picar (como o texto que foi lido contou).
■ Saia com os alunos a procura do formigueiro ou de formigas. Ao encontrar permita
que todos vejam um pouco, observem os detalhes, identifiquem o que as formigas
estão fazendo.
■ Ao retornar para a sala, pergunte:
Quem quer contar um pouco do que viu?
●
● O que vocês acharam?
O que perceberam?
●
Como é a casa das formigas?
●
17
Conte outra vez – Manual do Professor
Manual Conte outra vez.indd 17 12/11/2009 20:16:10