Page 17 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 17

■    Exponha no quadro um esquema simples, semelhante ao apresentado abaixo (ovo
                     – larva – pupa – formiga):



















                     Diga: Este é o ciclo de vida das formiguinhas. Todas as formiguinhas nas-
                  ■
                     cem desse jeito: primeiro são ovinhos, depois viram larva, depois pupa e só
                     depois formiga, do jeito que costumamos ver.

                     Verifique se elas entenderam as mudanças que acontecem no ciclo vital da formiga.
                  ■
                     Permita que falem, perguntem, contem histórias.



                  TErCEiro MoMENTo – ProjETo


                  ■    Diga que vocês conhecerão um pouco mais de formigas. Pergunte o que eles já
                     sabem sobre este inseto. Explore com outras perguntas e dicas o que elas apren-
                     deram sobre o que já foi falado: como nascem, como crescem, onde vivem, use
                     palavras como larva, pupa, formigueiro.  Verifique o que os alunos sabem sobre
                     formigueiro.

                  ■    Convide-os a procurar um formigueiro. Esclareça que o formigueiro é a casa das
                     formigas. (Verifique previamente se há, no pátio ou na sala, um formigueiro e leve-
                     os próximo a este lugar para que possam procurar).
                        Diga: Vamos ver se encontramos algum formigueiro ou algumas formigas
                     ●
                        por aqui? – Esclareça que todos irão procurar e que, ao achar, dirão à você para

                        que todos possam ver. Explique que eles não poderão colocar a mão no formi-
                        gueiro para não machucar nem as formigas nem a eles mesmos, porque algumas
                        formigas podem picar (como o texto que foi lido contou).

                  ■    Saia com os alunos a procura do formigueiro ou de formigas. Ao encontrar permita
                     que todos vejam um pouco, observem os detalhes, identifiquem o que as formigas
                     estão fazendo.

                  ■    Ao retornar para a sala, pergunte:
                        Quem quer contar um pouco do que viu?
                     ●
                     ●    O que vocês acharam?
                        O que perceberam?
                     ●
                        Como é a casa das formigas?
                     ●
                                                                                                          17
                                                                           Conte outra vez – Manual do Professor


      Manual Conte outra vez.indd   17                                                                     12/11/2009   20:16:10
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22