Page 9 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 9
Vocês conhecem pessoas que leem livros? Quem você conhece? Que
●
livros elas leem?
Onde as pessoas conseguem livros para ler?
●
Por que as pessoas leem? – situações em que a leitura é importante:
●
● Prazer, divertir, obter informação, aprender;
Para ler sinais, avisos, receitas, listas de mercado, contas, rótulos de mercado-
●
rias.
■ Pergunte se alguém já viu um livro deste tamanho:
● Peça aos alunos que identifiquem as diferenças deste livro com outros livros.
Explique por que o tamanho é grande: vocês vão ler juntos, é para todos enxer-
●
garem.
■ Mostre a capa da frente e diga:
● Esta é a capa. É a capa do livro. É a parte da frente do livro.
■ Mostre a última página do livro e diga:
Este é o verso. É o verso do livro. É a parte de trás do livro.
●
■ Volte à capa, mostre-a e diga:
Será que livro tem nome? Como será o nome desse livro?
●
◆ Deixe os alunos darem resposta.
Alguém tem uma ideia sobre o título que este livro tem?
●
Ouça as idéias dos alunos, pela para justificarem as idéias deles, dê pistas. Só
◆
depois de ouvi-los leia o título, apontando com o dedo)
Explique aos alunos que o título é o nome do livro.
◆
Diga a eles que, da mesma forma que nós, os livros têm nomes. Peça a alguns
◆
alunos que digam seus nomes e repita, então, o nome do livro.
Diga:
◆
➤ O título do livro é Conte outra vez. O título é o nome do livro. O
título do livro está escrito na capa, em letras bem grandes.
Pergunte às crianças se elas têm uma ideia sobre a razão deste livro chamar
◆
Conte outra vez. Ouça-as e diga que ele tem este nome porque vocês irão ler,
reler, contar e recontar seus textos uma vez, outra vez, várias vezes.
Peça aos alunos que digam o nome de outros livros que conhecem.
◆
Se for adequado, diga que os livros também costumam ter ape-
lido.
Pergunte que apelido o livro pode ter.
Dê dicas para as crianças dizerem Livrão, Livro Grandão, Livro
Gigante.
9
Conte outra vez – Manual do Professor
Manual Conte outra vez.indd 9 12/11/2009 20:16:10