Page 9 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 9

Vocês  conhecem  pessoas  que  leem  livros?  Quem  você  conhece?  Que
                     ●
                        livros elas leem?
                        Onde as pessoas conseguem livros para ler?
                     ●
                        Por que as pessoas leem? – situações em que a leitura é importante:
                     ●
                     ●    Prazer, divertir, obter informação, aprender;
                        Para ler sinais, avisos, receitas, listas de mercado, contas, rótulos de mercado-
                     ●
                        rias.


                  ■    Pergunte se alguém já viu um livro deste tamanho:
                     ●    Peça aos alunos que identifiquem as diferenças deste livro com outros livros.
                        Explique por que o tamanho é grande: vocês vão ler juntos, é para todos enxer-
                     ●
                        garem.


                  ■    Mostre a capa da frente e diga:
                     ●    Esta é a capa. É a capa do livro. É a parte da frente do livro.

                  ■    Mostre a última página do livro e diga:
                        Este é o verso. É o verso do livro. É a parte de trás do livro.
                     ●

                  ■    Volte à capa, mostre-a e diga:
                        Será que livro tem nome? Como será o nome desse livro?
                     ●
                        ◆    Deixe os alunos darem resposta.
                        Alguém tem uma ideia sobre o título que este livro tem?
                     ●
                           Ouça as idéias dos alunos, pela para justificarem as idéias deles, dê pistas. Só
                        ◆
                           depois de ouvi-los leia o título, apontando com o dedo)
                           Explique aos alunos que o título é o nome do livro.
                        ◆
                           Diga a eles que, da mesma forma que nós, os livros têm nomes. Peça a alguns
                        ◆
                           alunos que digam seus nomes e repita, então, o nome do livro.

                           Diga:
                        ◆
                           ➤    O título do livro é Conte outra vez.  O título é o nome do livro. O
                              título do livro está escrito na capa, em letras bem grandes.
                           Pergunte às crianças se elas têm uma ideia sobre a razão deste livro chamar
                        ◆
                           Conte outra vez. Ouça-as e diga que ele tem este nome porque vocês irão ler,
                           reler, contar e recontar seus textos uma vez, outra vez, várias vezes.
                           Peça aos alunos que digam o nome de outros livros que conhecem.
                        ◆


                               Se for adequado, diga que os livros também costumam ter ape-
                               lido.
                               Pergunte que apelido o livro pode ter.
                               Dê  dicas  para  as  crianças  dizerem  Livrão,  Livro  Grandão,  Livro
                               Gigante.




                                                                                                          9
                                                                           Conte outra vez – Manual do Professor


      Manual Conte outra vez.indd   9                                                                      12/11/2009   20:16:10
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14