Page 18 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 18
O que as formigas que nós vimos estavam fazendo? – conte, a partir das
●
falas dos alunos, que as formigas ‘trabalham’ muito, que ficam o dia todo ‘pra
lá e pra cá’, carregando folhas, pedacinhos de comida que deixamos cair no
chão. Diga que elas levam tudo o que encontram para sua casa (o formigueiro)
e deixam lá para comer depois.
Convide os alunos a pensar como deve ser a rotina de uma formiga: Vamos
●
imaginar como é o dia de uma formiga?
faça uma lista ou um quadro explicando ou desenhando a rotina da formiga.
◆
Descreva com eles o que vem primeiro, o que vem depois. Enfatize a seqüên-
cia das ações e as palavras primeiro, depois, em seguida, mais tarde, etc.
PROJETO – VISITA AO FORMIGUEIRO
Material necessário:
lápis de cor ou giz de cera.
❖
Peça que cada criança faça um registro do que aprendeu sobre
❖
formiguinhas (disponibilize lápis de cor e/ou giz de cera) e depois
compartilhe os desenhos entre a turma.
Em roda, pegue o desenho de cada criança e faça perguntas
❖
sobre sua representação (O que você desenhou?; O que você fez
nesta parte?; Mostre com o seu dedinho onde está isto que você
me falou.
QuArTo MoMENTo – ProjETo
■ Pergunte: Quem se lembra sobre o que nós falamos nos últimos dias? (se
preciso, ajude-os a lembrar dizendo: Falamos de um animal bem pequenininho,
procuramos por eles…).
■ E quem se lembra o que nós fizemos nesses dias? (oriente-os, a medida que
forem citando o que fizeram, a organizar o que fizeram primeiro, o que fizeram
depois, enfocando a ordem com que foram realizadas as atividades).
■ Enfatize que a primeira ação que fizeram foi ler o poema chamado formiguinha.
Questione-os: E onde achamos esse poema? Que livro é esse? Vamos ler
novamente o poema?
■ Envolva os alunos na procura da leitura: Quem pode me ajudar a encontrar o
texto que vamos ler? Como é mesmo o título do texto?
■ Leia o texto de forma pausada, com entonação e observando a interação das crian-
ças com o poema (olhos, movimentos corporais, interesse pelas ilustrações, etc.)
Após a leitura diga: Hoje continuaremos falando de formiguinhas e do que
■
elas fazem, porque nós podemos aprender ainda mais com elas.
18 Conte outra vez – Manual do Professor
Manual Conte outra vez.indd 18 12/11/2009 20:16:10