Page 18 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 18

O que as formigas que nós vimos estavam fazendo? – conte, a partir das
                     ●
                        falas dos alunos, que as formigas ‘trabalham’ muito, que ficam o dia todo ‘pra
                        lá  e  pra  cá’,  carregando  folhas,  pedacinhos  de  comida  que  deixamos  cair  no
                        chão. Diga que elas levam tudo o que encontram para sua casa (o formigueiro)
                        e deixam lá para comer depois.
                        Convide os alunos a pensar como deve ser a rotina de uma formiga: Vamos
                     ●
                        imaginar como é o dia de uma formiga?
                           faça uma lista ou um quadro explicando ou desenhando a rotina da formiga.
                        ◆
                           Descreva com eles o que vem primeiro, o que vem depois. Enfatize a seqüên-
                           cia das ações e as palavras primeiro, depois, em seguida, mais tarde, etc.




                              PROJETO – VISITA AO FORMIGUEIRO
                              Material necessário:
                                 lápis de cor ou giz de cera.
                              ❖

                                 Peça que cada criança faça um registro do que aprendeu sobre
                              ❖
                                 formiguinhas (disponibilize lápis de cor e/ou giz de cera) e depois
                                 compartilhe os desenhos entre a turma.
                                 Em  roda,  pegue  o  desenho  de  cada  criança  e  faça  perguntas
                              ❖
                                 sobre sua representação (O que você desenhou?; O que você fez
                                 nesta parte?; Mostre com o seu dedinho onde está isto que você
                                 me falou.




                  QuArTo MoMENTo – ProjETo


                  ■    Pergunte: Quem se lembra sobre o que nós falamos nos últimos dias? (se
                     preciso, ajude-os a lembrar dizendo: Falamos de um animal bem pequenininho,
                     procuramos por eles…).

                  ■    E quem se lembra o que nós fizemos nesses dias? (oriente-os, a medida que
                     forem citando o que fizeram, a organizar o que fizeram primeiro, o que fizeram
                     depois, enfocando a ordem com que foram realizadas as atividades).

                  ■    Enfatize que a primeira ação que fizeram foi ler o poema chamado formiguinha.
                     Questione-os:  E  onde  achamos  esse  poema?  Que  livro  é  esse?  Vamos  ler
                     novamente o poema?

                  ■    Envolva os alunos na procura da leitura: Quem pode me ajudar a encontrar o
                     texto que vamos ler? Como é mesmo o título do texto?

                  ■    Leia o texto de forma pausada, com entonação e observando a interação das crian-
                     ças com o poema (olhos, movimentos corporais, interesse pelas ilustrações, etc.)

                     Após a leitura diga: Hoje continuaremos falando de formiguinhas e do que
                  ■
                     elas fazem, porque nós podemos aprender ainda mais com elas.

              18    Conte outra vez – Manual do Professor



      Manual Conte outra vez.indd   18                                                                     12/11/2009   20:16:10
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23