Page 8 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 8
LEiTurA 1
o TrENziNho
oBjETivoS DESTA LEiTurA:
■ Apresentar o Livro gigante aos alunos.
■ identificar palavra trenzinho e diferenciar palavra de desenho.
■ Desenvolver metalinguagem (livro, página, capa, título, autor, ilustração,
palavra).
■ identificar e desenvolver onomatopéia (barulho do trem e outros baru-
lhos).
ordenar as ideias usando palavras adequadas (primeiro, segundo, depois).
■
■ reconhecer e identificar cores.
■ Compreender conceitos básicos de geometria (identificar e nomear formas,
reconhecer diferentes formas numa mesma figura).
■ Associar músicas relacionadas com o tema da leitura (ilustração, texto,
música).
ESTruTurA DA LEiTurA:
■ Exposição do livro.
■ Leitura do texto 1.
■ Compreensão da leitura realizada.
■ Projeto – O trenzinho da turma.
DESENvoLviMENTo:
PriMEiro MoMENTo
■ Apresente o livro aos alunos.
■ Diga que este é um livro que vocês vão ler juntos por um tempo.
■ Converse com os alunos sobre os hábitos e conhecimentos de leitura deles:
Quem já leu um livro?
●
Qual é o nome do livro que você mais gosta de ler?
●
Sobre o que era o livro?
●
8 Conte outra vez – Manual do Professor
Manual Conte outra vez.indd 8 12/11/2009 20:16:10