Page 8 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 8

LEiTurA 1
                                              o TrENziNho











                  oBjETivoS DESTA LEiTurA:


                  ■    Apresentar o Livro gigante aos alunos.
                  ■    identificar palavra trenzinho e diferenciar palavra de desenho.

                  ■    Desenvolver metalinguagem (livro, página, capa, título, autor, ilustração,
                     palavra).

                  ■    identificar  e  desenvolver  onomatopéia  (barulho  do  trem  e  outros  baru-
                     lhos).
                     ordenar as ideias usando palavras adequadas (primeiro, segundo, depois).
                  ■
                  ■    reconhecer e identificar cores.
                  ■    Compreender conceitos básicos de geometria (identificar e nomear formas,
                     reconhecer diferentes formas numa mesma figura).

                  ■    Associar  músicas  relacionadas  com  o  tema  da  leitura  (ilustração,  texto,
                     música).



                  ESTruTurA DA LEiTurA:


                  ■    Exposição do livro.

                  ■    Leitura do texto 1.
                  ■    Compreensão da leitura realizada.
                  ■    Projeto – O trenzinho da turma.




                  DESENvoLviMENTo:

                  PriMEiro MoMENTo


                  ■    Apresente o livro aos alunos.
                  ■    Diga que este é um livro que vocês vão ler juntos por um tempo.

                  ■    Converse com os alunos sobre os hábitos e conhecimentos de leitura deles:
                        Quem já leu um livro?
                     ●
                        Qual é o nome do livro que você mais gosta de ler?
                     ●
                        Sobre o que era o livro?
                     ●
                8   Conte outra vez – Manual do Professor



      Manual Conte outra vez.indd   8                                                                      12/11/2009   20:16:10
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13