Page 11 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 11

Explore para ver se eles adivinham o que ela está pensando em colocar no
                        ◆
                           trenzinho.


                  ■    Crie clima para reler a história. Desta vez pare ao final de cada estrofe, faça pergun-
                     tas para ajudar as crianças a entenderem cada pedaço.

                        Observe os detalhes do texto:
                     ●
                           Primeira estrofe: cores, carros, rodinhas, barulho do trem
                        ◆
                           Leia a frase aos alunos: “correndo nos trilhos, xeque-xeque... sem parar” e
                        ◆
                           pergunte:
                           ➤    Com o que parece o barulho “xeque-xeque, xeque-xeque, xeque-
                             xeque, xeque-xeque”?
                           Ajude as crianças a perceber que é o barulho de um trem e que com a nossa
                        ◆
                           boca podemos produzir diferentes sons, conseguimos imitar muitos sons que
                           existem por aí, até de um trenzinho. Peça que todos façam juntos o som de
                           um trenzinho).
                           Segunda estrofe: os itens que o trem carrega.
                        ◆
                           O comentário da menina sobre as bonecas.
                        ◆
                           O sonho da menina: ir para a escola.
                        ◆
                  ■    Converse sobre a última frase: o sonho de criança faz o trenzinho voar.
                        Explore as ideias:
                     ●
                           Qual é o sonho?
                        ◆
                        ◆    Se trenzinho voa e o que isso quer dizer.

                  ■    Se for o caso, faça mais releituras. Comente como o texto se relaciona com as ilus-
                     trações; o que é igual, o que é diferente.



                  TErCEiro MoMENTo


                  ■    Mostre novamente o livro aos seus alunos e lembre com eles o que fizeram ante-
                     riormente:
                        Olhem o livro que eu tenho aqui! Quem se lembra do nome deste livro?
                     ●

                  ■    Peça a alunos diferentes para mostrarem a capa do livro; o verso do livro; o título
                     do livro (depois você lê o título do livro indicando com o dedo).

                  ■    Pergunte:

                     ●    Quem se lembra do título da história (texto, poema), o texto que lemos
                        anteriormente? Quem se lembra do título da história? (O trenzinho)
                        Quem se lembra o que esse texto nos contou?
                     ●
                        Exercite a memória dos seus alunos. Peça que lembrem sobre o que a poesia fala.
                     ●
                        Instigue-os a trazer elementos discutidos no momento anterior. A medida que
                        forem lembrando, comece a apontar o que aconteceu primeiro, o que aconte-

                                                                                                          11
                                                                           Conte outra vez – Manual do Professor


      Manual Conte outra vez.indd   11                                                                     12/11/2009   20:16:10
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16