Page 11 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 11
Explore para ver se eles adivinham o que ela está pensando em colocar no
◆
trenzinho.
■ Crie clima para reler a história. Desta vez pare ao final de cada estrofe, faça pergun-
tas para ajudar as crianças a entenderem cada pedaço.
Observe os detalhes do texto:
●
Primeira estrofe: cores, carros, rodinhas, barulho do trem
◆
Leia a frase aos alunos: “correndo nos trilhos, xeque-xeque... sem parar” e
◆
pergunte:
➤ Com o que parece o barulho “xeque-xeque, xeque-xeque, xeque-
xeque, xeque-xeque”?
Ajude as crianças a perceber que é o barulho de um trem e que com a nossa
◆
boca podemos produzir diferentes sons, conseguimos imitar muitos sons que
existem por aí, até de um trenzinho. Peça que todos façam juntos o som de
um trenzinho).
Segunda estrofe: os itens que o trem carrega.
◆
O comentário da menina sobre as bonecas.
◆
O sonho da menina: ir para a escola.
◆
■ Converse sobre a última frase: o sonho de criança faz o trenzinho voar.
Explore as ideias:
●
Qual é o sonho?
◆
◆ Se trenzinho voa e o que isso quer dizer.
■ Se for o caso, faça mais releituras. Comente como o texto se relaciona com as ilus-
trações; o que é igual, o que é diferente.
TErCEiro MoMENTo
■ Mostre novamente o livro aos seus alunos e lembre com eles o que fizeram ante-
riormente:
Olhem o livro que eu tenho aqui! Quem se lembra do nome deste livro?
●
■ Peça a alunos diferentes para mostrarem a capa do livro; o verso do livro; o título
do livro (depois você lê o título do livro indicando com o dedo).
■ Pergunte:
● Quem se lembra do título da história (texto, poema), o texto que lemos
anteriormente? Quem se lembra do título da história? (O trenzinho)
Quem se lembra o que esse texto nos contou?
●
Exercite a memória dos seus alunos. Peça que lembrem sobre o que a poesia fala.
●
Instigue-os a trazer elementos discutidos no momento anterior. A medida que
forem lembrando, comece a apontar o que aconteceu primeiro, o que aconte-
11
Conte outra vez – Manual do Professor
Manual Conte outra vez.indd 11 12/11/2009 20:16:10