Page 7 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 7
APÓS A LEiTurA
8. Encaminhar as atividades previstas no Manual do Livro Gigante – cantigas,
danças de roda, projetos especiais.
9. fazer leituras de trechos similares ou afins, a pedido das crianças ou por ini-
ciativa própria. Dessa forma as crianças vão começar a perceber que os textos
conversam entre si, que há uma relação entre textos.
10. Retomar a leitura como contexto para a execução das tarefas previstas no
Meu livro de atividades que integra o Programa Alfa e Beto da pré-escola.
roTiNAS, rEgrAS E CoMANDoS
A leitura do Livro Gigante deve ser um evento esperado, querido, e muito bem
planejado. O professor deve estabelecer seu próprio ritual ou rotina para a leitura.
Nesse processo as crianças devem aprender a:
sentar-se, ouvir, saber quando falar, quando ouvir, quando interagir, quando
●
esperar a vez;
fazer perguntas, dar respostas, dar a vez ao colega;
●
manusear o livro (trazer, guardar, indicar figuras ou palavras sem sujar o livro,
●
mas com liberdade de interagir com ele.
7
Conte outra vez – Manual do Professor
Manual Conte outra vez.indd 7 12/11/2009 20:16:09

