Page 7 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 7

APÓS A LEiTurA

                        8. Encaminhar as atividades previstas no Manual do Livro Gigante – cantigas,
                           danças de roda, projetos especiais.

                        9. fazer leituras de trechos similares ou afins, a pedido das crianças ou por ini-
                           ciativa própria. Dessa forma as crianças vão começar a perceber que os textos
                           conversam entre si, que há uma relação entre textos.
                       10. Retomar a leitura como contexto para a execução das tarefas previstas no
                           Meu livro de atividades que integra o Programa Alfa e Beto da pré-escola.


                  roTiNAS, rEgrAS E CoMANDoS

                        A leitura do Livro Gigante deve ser um evento esperado, querido, e muito bem
                  planejado. O professor deve estabelecer seu próprio ritual ou rotina para a leitura.
                  Nesse processo as crianças devem aprender a:


                        sentar-se,  ouvir,  saber  quando  falar,  quando  ouvir,  quando  interagir,  quando
                     ●
                        esperar a vez;
                        fazer perguntas, dar respostas, dar a vez ao colega;
                     ●
                        manusear o livro (trazer, guardar, indicar figuras ou palavras sem sujar o livro,
                     ●
                        mas com liberdade de interagir com ele.














































                                                                                                          7
                                                                           Conte outra vez – Manual do Professor


      Manual Conte outra vez.indd   7                                                                      12/11/2009   20:16:09
   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12