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MoDo DE uSAr

                  ANTES DA LEiTurA

                        1. Preparar-se muito bem para a leitura. Ler o Manual do Professor e decidir as
                           estratégias que serão usadas em cada intervenção.

                        2. Preparar materiais, projetos, ter clareza de como vai conduzir a leitura e as
                           atividades a ela relacionadas, como músicas, cantigas, danças, travalinguas,
                           etc.


                  DurANTE A LEiTurA

                        3. Sentar-se no chão, com as crianças ao redor. O ideal é que todas as crianças
                           possam ver o livro à sua frente, mas nem sempre isso é possível. Para tanto
                           o professor deve estar atento para variar o grupo de crianças que fica mais
                           próximo de si.  Algumas atividades supõem que o professor converse sobre o

                           livro antes de abrir a página que será lida, pois isso será parte da tarefa das
                           crianças.
                        4. Partir sempre de conversas, estimular as crianças a identificar detalhes, figu-
                           ras, palavras, personagens conhecidos, o título, autor, ilustrador, a encontrar
                           uma determinada leitura no livro, a identificar o formato de um texto corrido,
                           de um poema, etc.   Permitir e estimular que as crianças coloquem a mão no
                           livro, indiquem, identifiquem personagens, detalhes, palavras, etc.

                        5. Introduzir a leitura sempre de maneira alegre, viva, divertida, com ritmo ade-
                           quado ao texto.   Conquistar e manter a atenção das crianças. Saber parar ou
                           mudar de estratégia quando as crianças perderem o interesse.  Lembre-se de
                           que você é o modelo – talvez o primeiro modelo de leitor que a criança terá.
                           A forma como você ler será marcante no futuro leitor.
                        6. Estar preparado para interromper e para ser interrompido.  E retomar o rumo
                           da atividade logo que a criança fez sua intervenção. Ignorar, sem inibir, inter-
                           rupções impertinentes – dessa forma elas tenderão a desaparecer.

                        7. Dialogar, espichar a conversa, devolver perguntas com outras perguntas, dei-
                           xar as crianças responderem umas às outras. Mas sempre ao final conduzir o
                           assunto para os objetivos desejados em cada leitura. O professor deve:

                           ➤    usar a linguagem padrão, adaptando o vocabulário às crianças, mas sem
                              fazer concessões;

                           ➤    usar frases corretas e completas do ponto de vista gramatical;
                           ➤    ouvir as crianças falarem do seu jeito e repetir falando com o uso da lin-
                              guagem padrão: dessa forma o professor não corrige a criança, mas dá o
                              modelo da linguagem esperada futuramente na escola; quando possível,

                              estimular a criança a repetir a palavra ou frase, sem chamar atenção para
                              o erro ou sem constranger.

                6   Conte outra vez – Manual do Professor



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