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MoDo DE uSAr
ANTES DA LEiTurA
1. Preparar-se muito bem para a leitura. Ler o Manual do Professor e decidir as
estratégias que serão usadas em cada intervenção.
2. Preparar materiais, projetos, ter clareza de como vai conduzir a leitura e as
atividades a ela relacionadas, como músicas, cantigas, danças, travalinguas,
etc.
DurANTE A LEiTurA
3. Sentar-se no chão, com as crianças ao redor. O ideal é que todas as crianças
possam ver o livro à sua frente, mas nem sempre isso é possível. Para tanto
o professor deve estar atento para variar o grupo de crianças que fica mais
próximo de si. Algumas atividades supõem que o professor converse sobre o
livro antes de abrir a página que será lida, pois isso será parte da tarefa das
crianças.
4. Partir sempre de conversas, estimular as crianças a identificar detalhes, figu-
ras, palavras, personagens conhecidos, o título, autor, ilustrador, a encontrar
uma determinada leitura no livro, a identificar o formato de um texto corrido,
de um poema, etc. Permitir e estimular que as crianças coloquem a mão no
livro, indiquem, identifiquem personagens, detalhes, palavras, etc.
5. Introduzir a leitura sempre de maneira alegre, viva, divertida, com ritmo ade-
quado ao texto. Conquistar e manter a atenção das crianças. Saber parar ou
mudar de estratégia quando as crianças perderem o interesse. Lembre-se de
que você é o modelo – talvez o primeiro modelo de leitor que a criança terá.
A forma como você ler será marcante no futuro leitor.
6. Estar preparado para interromper e para ser interrompido. E retomar o rumo
da atividade logo que a criança fez sua intervenção. Ignorar, sem inibir, inter-
rupções impertinentes – dessa forma elas tenderão a desaparecer.
7. Dialogar, espichar a conversa, devolver perguntas com outras perguntas, dei-
xar as crianças responderem umas às outras. Mas sempre ao final conduzir o
assunto para os objetivos desejados em cada leitura. O professor deve:
➤ usar a linguagem padrão, adaptando o vocabulário às crianças, mas sem
fazer concessões;
➤ usar frases corretas e completas do ponto de vista gramatical;
➤ ouvir as crianças falarem do seu jeito e repetir falando com o uso da lin-
guagem padrão: dessa forma o professor não corrige a criança, mas dá o
modelo da linguagem esperada futuramente na escola; quando possível,
estimular a criança a repetir a palavra ou frase, sem chamar atenção para
o erro ou sem constranger.
6 Conte outra vez – Manual do Professor
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