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                  A origEM E fuNÇÃo DoS LivroS gigANTE




                        O presente manual tem como objetivo apresentar sugestões para o uso eficaz
                  do Livro Gigante. O Livro Gigante tem quatro funções principais:


                        Desenvolver o gosto pela leitura.
                     ●
                        Desenvolver habilidades e linguagem apropriada para lidar e falar de leituras e
                     ●
                        livros (metalinguagem).

                     ●    Desenvolver vocabulário e competências de análise e interpretação de textos.
                        Desenvolver  conhecimentos,  competências  e  habilidades  preparatórias  para  o
                     ●
                        processo de alfabetização.


                        Os Livros Gigantes têm uma história. Eles foram desenvolvidos por professores
                  de escolas rurais na Nova Zelândia, que não tinham material e criavam seus próprios
                  livros e registravam as histórias e lendas locais.  Depois eles passaram a ser produzidos
                  em escala comercial e foram adquirindo outras importantes funções.
                        O formato gigante serve para reproduzir, tanto quanto possível, o ambiente e
                  clima de aconchego próprio da leitura feita em casa, na cama, no sofá ou no colo dos
                  pais.  Isso significa, também, que um mesmo texto é lido e relido diversas vezes, as
                  crianças adoram reler até decorar o texto. Elas fazem isso porque levam tempo para
                  captar todas as dimensões de um texto – mesmo um texto simples.
                        As ilustrações ligadas ao texto servem para ajudar a criança a identificar e dis-
                  criminar a diferença entre dois códigos de representação das idéias: as imagens e as
                  palavras.
                        uma terceira dimensão refere-se à forma de utilização: a leitura com crianças –
                  leitoras ou não leitoras – deve ser sempre uma leitura dialogada, uma leitura que pro-
                  voca conversas, em que o leitor adulto usa as perguntas dos alunos para fazer outras
                  perguntas, “espichar a conversa” e levar a criança a refletir a partir dos textos, indo
                  muito além das primeiras impressões.
                        A quarta dimensão são os desdobramentos. Muitas das leituras ensejam dra-
                  matizações, danças, contagem de número ou a realização de projetos. Dessa forma,
                  depois de explorar o conteúdo do texto, a criança vai experimentar sua relação com

                  outras atividades de seu quotidiano e aprender que os textos contém vários ensina-
                  mentos e provocam a imaginação e a criatividade.

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