Page 9 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES – PRÉ-II (VOLUME I).indd
P. 9
9
SEMANA 1 O RELOGINHO NOITE, DIA
MEU NOME É: HOJE É DIA:
Preparação: Prepare-se para
ensinar e cantar uma música
que fale sobre relógio e sobre
o tempo. Sugestão: O relógio
de Vinícius de Moraes. Ouça
em: http://www.youtube.com/
watch?v=9QjuspUwkmk.
Para começar: 1. Converse so-
bre as atividades próprias de
cada parte do dia: como são,
quando começam, quando
acabam, o que as crianças ge-
ralmente fazem nessas horas, o
que os adultos fazem. 2. Cante
e ensine a música que você pre-
parou. 3. Bata palmas quando
cantar a palavra tempo, hora ou
tique taque.
Palavras-chave: Sol, Lua, nas-
cente, poente, dia, manhã, tar-
de, tardinha, noite, madrugada,
claro, escuro, hoje, ontem, ama-
nhã, meio-dia.
Indo além: Peça para a criança
contar uma história que acon-
tece em um dos horários mar-
cados pelos reloginhos da ativi-
dade. Ajude-a a usar palavras e
expressões como: primeiro, em
seguida, depois, um tempo de-
pois, por último, no nal.
1. O SOL JÁ BRILHA NO CÉU. QUE HORAS SÃO? ESCREVA AQUI: _________________
2. O CÉU AGORA ESTÁ REPLETO DE ESTRELAS E TRAZ A LUA. QUE HORAS O RELOGINHO INDICA? ESCREVA AQUI: _________________
3. O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER NESTES HORÁRIOS? CONTE AOS SEUS COLEGUINHAS.
Áreas/objetivos: LIN 1.1, 1.2, 1.4, 1.5, 1.7, 3.2; CIEN 4.1, 4.3, 4.4, 4.6, 4.7; SOC 1.1, 1.11. 9