Page 9 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES – PRÉ-II (VOLUME I).indd
P. 9

9
         SEMANA 1    O RELOGINHO                                                    NOITE, DIA







           MEU NOME É:                                                                  HOJE É DIA:

                                                                                                                                                   Preparação:  Prepare-se para
                                                                                                                                                   ensinar  e  cantar  uma  música
                                                                                                                                                   que fale sobre relógio e sobre
                                                                                                                                                   o tempo. Sugestão: O relógio
                                                                                                                                                   de  Vinícius  de  Moraes.  Ouça
                                                                                                                                                   em: http://www.youtube.com/
                                                                                                                                                   watch?v=9QjuspUwkmk.

                                                                                                                                                   Para começar: 1. Converse so-
                                                                                                                                                   bre as atividades próprias de
                                                                                                                                                   cada parte do dia: como são,
                                                                                                                                                   quando começam, quando
                                                                                                                                                   acabam, o que as crianças ge-
                                                                                                                                                   ralmente fazem nessas horas, o
                                                                                                                                                   que os adultos fazem. 2.  Cante
                                                                                                                                                   e ensine a música que você pre-
                                                                                                                                                   parou. 3. Bata palmas quando
                                                                                                                                                   cantar a palavra tempo, hora ou
                                                                                                                                                   tique taque.

                                                                                                                                                   Palavras-chave:  Sol, Lua, nas-
                                                                                                                                                   cente, poente, dia, manhã, tar-
                                                                                                                                                   de, tardinha, noite, madrugada,
                                                                                                                                                   claro, escuro, hoje, ontem, ama-
                                                                                                                                                   nhã, meio-dia.




                                                                                                                                                   Indo além: Peça para a criança
                                                                                                                                                   contar uma história que acon-
                                                                                                                                                   tece em um dos horários mar-
                                                                                                                                                   cados pelos reloginhos da ativi-
                                                                                                                                                   dade. Ajude-a a usar palavras e
                                                                                                                                                   expressões como: primeiro, em
                                                                                                                                                   seguida, depois, um tempo de-
                                                                                                                                                   pois, por último, no   nal.




             1.  O SOL JÁ BRILHA NO CÉU. QUE HORAS SÃO? ESCREVA AQUI: _________________
             2.  O CÉU AGORA ESTÁ REPLETO DE ESTRELAS E TRAZ A LUA. QUE HORAS O RELOGINHO INDICA? ESCREVA AQUI: _________________
             3.  O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER NESTES HORÁRIOS? CONTE AOS SEUS COLEGUINHAS.


                     Áreas/objetivos:  LIN 1.1, 1.2, 1.4, 1.5, 1.7, 3.2; CIEN 4.1, 4.3, 4.4, 4.6, 4.7; SOC 1.1, 1.11.                                                            9
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14