Page 11 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES – PRÉ-II (VOLUME I).indd
P. 11

11
         SEMANA 1    O RELOGINHO                                                   A QUE HORAS VOCÊ FAZ ESSAS ATIVIDADES?







           MEU NOME É:                                                                  HOJE É DIA:
                                                                                                                                                    Preparação:  1.  Prepare-se
                                                                                                                                                    para fazer um calendário com
                                                                                                                                                    as crianças. 2. Leve para a sala
                                                                                                                                                    de aula uma cartolina com
                                                                                                                                                    um desenho de calendário
                                                                                                                                                    em branco (só a moldura para
                                                                                                                                                    preencher com as crianças). 3.
                                                                                                                                                    Leve uma agenda e um calen-
                                                                                                                                                    dário pronto para mostrar.

                                                                                                                                                    Para começar: 1. No chão, em
                                                                                                                                                    círculo, converse com as crian-
                                                                                                                                                    ças sobre tempo: dia, semana,
                                                                                                                                                    mês, ano. 2. Mostre e converse
                                                                                                                                                    sobre  calendário,  datas  sig-
                                                                                                                                                    ni  cativas (hoje, aniversário).
                                                                                                                                                    Fale sobre diferentes formas
                                                                                                                                                    de indicar dias e eventos num
                                                                                                                                                    calendário.  3. Monte  o calen-
                                                                                                                                                    dário com as crianças e fale so-
                                                                                                                                                    bre datas importantes daquele
                                                                                                                                                    mês, se houver (aniversário,
                                                                                                                                                    feriado, festa na escola, etc.). 4.
                                                                                                                                                    Pendure no mural da sala.

                                                                                                                                                    Palavras-chave:   calendário,
                                                                                                                                                    ano, mês, dia, dias da semana,
                                                                                                                                                    datas, aniversários, festas, fe-
                                                                                                                                                    riados,  início,    m,  completar,
                                                                                                                                                    marcar, depois, antes.















                  1.  OBSERVE O QUE A MENINA ESTÁ FAZENDO EM CADA CENA. ESCREVA A HORA EM QUE VOCÊ FAZ ESTAS ATIVIDADES.
                  2.  MARQUE NO RELÓGIO QUE HORAS SÃO AGORA.
                  3.  VAMOS PINTAR OS DESENHOS?

                     Áreas/objetivos: PES 1.1, 1.3, 1.4, 2.2; LIN 1.1, 1.2, 1.3, 1.4, 1.5, 1.6, 1.7; CIEN 4.1, 4.3, 4.4, 4.5, 4.6, 4.7.                                          11
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16