Page 19 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES – PRÉ-II (VOLUME I).indd
P. 19

7
         SEMANA 2     A BELA ADORMECIDA                                             O TAPETE DO PALÁCIO







                MEU NOME É:                                                                  HOJE É DIA:



                                                                                                                                            Preparação: Se puder, leve para a sala
                                                                                                                                            de aula gravuras de tapetes, especial-
                                                                                                                                            mente  tapetes  com  motivos  que  lem-
                                                                                                                                            bram os traços das letras A, B e C. Leve
                                                                                                                                            também as cartelas com as letras A, B, C.

                                                                                                                                            Para começar: 1. Pergunte às crianças:
                                                                                                                                            como vocês imaginam que sejam os cas-
                                                                                                                                            telos e palácios? 2. Estimule as crianças
                                                                                                                                            a pensarem nos detalhes: enfeites, corti-
                                                                                                                                            nas, tapetes. 3. Converse sobre tapetes:
                                                                                                                                            como são, de que são feitos, para que
                                                                                                                                            servem, quais desenhos têm. 3. Mostre
                                                                                                                                            as gravuras que você preparou, chame
                                                                                                                                            atenção para as retas, linhas, curvas e
                                                                                                                                            traços das estampas. 4. Mostre as carte-
                                                                                                                                            las com as letras A, B e C. 5. Faça os mo-
                                                                                                                                            vimentos destas letras no ar, de costas
                                                                                                                                            para as crianças, e peça que elas façam
                                                                                                                                            com você. 6. Narre os seus movimentos
                                                                                                                                            (para cima, para baixo, para o lado, para
                                                                                                                                            a direita) e incentive as crianças a fala-
                                                                                                                                            rem também.

                                                                                                                                            Palavras-chave:  tapete, palácio, enfei-
                                                                                                                                            te, decoração, cortina, retas, linhas, cur-
                                                                                                                                            vas, zigue-zague, triângulo, quadrado,
                                                                                                                                            círculo, A, B, C, movimento, subir, descer,
                                                                                                                                            escrever, copiar.





                                                                                                                                              Para ajudar: Reproduza os movimen-
                                                                                                                                              tos que a criança terá que fazer na ativi-
             1.  COMPLETE OS DESENHOS PARA FORMAR O TAPETE DO PALÁCIO.                                                                        dade nas costas dela e/ou na palma de
             2.  DEPOIS, FAÇA:                                                                                                                sua mão. Oriente a pegar corretamente
             •   UM TRIÂNGULO EM TORNO DE CADA LETRA A.                                                                                       no lápis e apoiar a outra mão no papel
             •   UM QUADRADO AO REDOR DE CADA LETRA B.                                                                                        para dar   rmeza aos movimentos.
             •   UM CÍRCULO EM CADA LETRA C.
             3. COMPARE AS LETRAS COM OS DESENHOS DO TAPETE: O QUE ELES TÊM DE PARECIDO?


                     ÁREAS/OBJETIVOS: LIN 1.1, 1.2, 1.7, 3.1, 7.1; MAT 7.1, 7.3, 7.9, 7.11, 7.12;CIEN 1.3, 3.1; MOT 4.2.                                                         19
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24