Page 19 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES – PRÉ-II (VOLUME I).indd
P. 19
7
SEMANA 2 A BELA ADORMECIDA O TAPETE DO PALÁCIO
MEU NOME É: HOJE É DIA:
Preparação: Se puder, leve para a sala
de aula gravuras de tapetes, especial-
mente tapetes com motivos que lem-
bram os traços das letras A, B e C. Leve
também as cartelas com as letras A, B, C.
Para começar: 1. Pergunte às crianças:
como vocês imaginam que sejam os cas-
telos e palácios? 2. Estimule as crianças
a pensarem nos detalhes: enfeites, corti-
nas, tapetes. 3. Converse sobre tapetes:
como são, de que são feitos, para que
servem, quais desenhos têm. 3. Mostre
as gravuras que você preparou, chame
atenção para as retas, linhas, curvas e
traços das estampas. 4. Mostre as carte-
las com as letras A, B e C. 5. Faça os mo-
vimentos destas letras no ar, de costas
para as crianças, e peça que elas façam
com você. 6. Narre os seus movimentos
(para cima, para baixo, para o lado, para
a direita) e incentive as crianças a fala-
rem também.
Palavras-chave: tapete, palácio, enfei-
te, decoração, cortina, retas, linhas, cur-
vas, zigue-zague, triângulo, quadrado,
círculo, A, B, C, movimento, subir, descer,
escrever, copiar.
Para ajudar: Reproduza os movimen-
tos que a criança terá que fazer na ativi-
1. COMPLETE OS DESENHOS PARA FORMAR O TAPETE DO PALÁCIO. dade nas costas dela e/ou na palma de
2. DEPOIS, FAÇA: sua mão. Oriente a pegar corretamente
• UM TRIÂNGULO EM TORNO DE CADA LETRA A. no lápis e apoiar a outra mão no papel
• UM QUADRADO AO REDOR DE CADA LETRA B. para dar rmeza aos movimentos.
• UM CÍRCULO EM CADA LETRA C.
3. COMPARE AS LETRAS COM OS DESENHOS DO TAPETE: O QUE ELES TÊM DE PARECIDO?
ÁREAS/OBJETIVOS: LIN 1.1, 1.2, 1.7, 3.1, 7.1; MAT 7.1, 7.3, 7.9, 7.11, 7.12;CIEN 1.3, 3.1; MOT 4.2. 19