Page 13 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME I.indd
P. 13

3
         SEMANA 2    TREM DE FERRO                                                  OS SONS DO MEU NOME







                MEU NOME É:                                                                  HOJE É DIA:

                                                                                                                                                   Para começar: 1. Converse so-
                                                                                                                                                   bre os sons das palavras. 2. Diga
                                                                                                                                                   com entonação o nome de cada
                                                                                                                                                   um e peça para as crianças repe-
                                                                                                                                                   tirem com você. 3. Certi  que-se
                                                                                                                                                   de que todos os nomes foram
                                                                                                                                                   citados e pronunciados por
                                                                                                                                                   toda a turma. 4. Em roda, junto
                                                                                                                                                   com as crianças, diga o nome
                                                                                                                                                   de cada uma, batendo palmas
                                                                                                                                                   a cada sílaba. 5. Depois, de pé,
                                                                                                                                                   repita o nome de cada criança,
                                                                                                                                                   convidando-as a saltarem em
                                                                                                                                                   cada sílaba. 6. Pergunte: “quan-
                                                                                                                                                   tas palmas você bateu enquan-
                                                                                                                                                   to falamos o seu nome?”, “quan-
                                                                                                                                                   tos pulinhos você deu enquanto
                                                                                                                                                   falamos o seu nome?”.

                                                                                                                                                   Palavras-chave: eu, meu, risco,
                                                                                                                                                   risquinhos,  ritmo, pular, bater
                                                                                                                                                   palmas, falar, contar, escrever,
                                                                                                                                                   desenhar, colorir, antes, duran-
                                                                                                                                                   te, enquanto, depois.




                                                                                                                                                  Para ajudar: Peça para a  criança
                                                                                                                                                  colocar as mãos junto às suas en-
                                                                                                                                                  quanto você bate palmas e fala seu
                                                                                                                                                  nome em voz alta. Depois, segure
                                                                                                                                                  sua mão e salte com ela, novamen-
                                                                                                                                                  te falando seu nome em voz alta e
                                                                                                                                                  de forma ritmada.

             1. CONVERSE SOBRE O SOM DAS PALAVRAS.                                                                                                Indo além: Peça para a criança di-
             2. DIGA COM ENTONAÇÃO O NOME DE CADA UM E PEÇA PARA AS CRIANÇAS REPETIREM COM VOCÊ.                                                  zer, acompanhando com palmas
             3. PROPONHA UMA BRINCADEIRA: EU VOU DIZER O NOME DE CADA CRIANÇA. EU VOU FALAR BEM DEVAGAR, SEPARANDO OS PEDACINHOS,                 ou saltos, o nome de objetos que
                ASSIM: GUS TA VO.                                                                                                                 estão a sua volta, solicitando que
             4. QUANDO EU DISSER O NOME DE UMA PESSOA DA CLASSE, VOCÊS VÃO BATER PALMAS PARA CADA PEDACINHO.  5. QUANDO EU DISSER O SEU           relate quantas palmas ou saltos fo-
                NOME, AO INVÉS DE BATER PALMAS, VOCÊ VAI FAZER UM RISQUINHO PARA CADA PEDACINHO, ASSIM: GUSTAVO / / /   MOSTRAR NO QUADRO         ram dados.
                E DEPOIS APONTAR NO LIVRO ONDE FAZER, NA LINHA INDICADA .





                  Áreas/objetivos: PES 1.1, 2.1, 2.2, 2.3, 3.1; LIN 1.4, 1.9, 1.14, 1.20; MOT 2.1, 2.3, 2.5, 3.6; ART 2.3, 2.4, 2.5.                                             13
   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18