Page 13 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME I.indd
P. 13
3
SEMANA 2 TREM DE FERRO OS SONS DO MEU NOME
MEU NOME É: HOJE É DIA:
Para começar: 1. Converse so-
bre os sons das palavras. 2. Diga
com entonação o nome de cada
um e peça para as crianças repe-
tirem com você. 3. Certi que-se
de que todos os nomes foram
citados e pronunciados por
toda a turma. 4. Em roda, junto
com as crianças, diga o nome
de cada uma, batendo palmas
a cada sílaba. 5. Depois, de pé,
repita o nome de cada criança,
convidando-as a saltarem em
cada sílaba. 6. Pergunte: “quan-
tas palmas você bateu enquan-
to falamos o seu nome?”, “quan-
tos pulinhos você deu enquanto
falamos o seu nome?”.
Palavras-chave: eu, meu, risco,
risquinhos, ritmo, pular, bater
palmas, falar, contar, escrever,
desenhar, colorir, antes, duran-
te, enquanto, depois.
Para ajudar: Peça para a criança
colocar as mãos junto às suas en-
quanto você bate palmas e fala seu
nome em voz alta. Depois, segure
sua mão e salte com ela, novamen-
te falando seu nome em voz alta e
de forma ritmada.
1. CONVERSE SOBRE O SOM DAS PALAVRAS. Indo além: Peça para a criança di-
2. DIGA COM ENTONAÇÃO O NOME DE CADA UM E PEÇA PARA AS CRIANÇAS REPETIREM COM VOCÊ. zer, acompanhando com palmas
3. PROPONHA UMA BRINCADEIRA: EU VOU DIZER O NOME DE CADA CRIANÇA. EU VOU FALAR BEM DEVAGAR, SEPARANDO OS PEDACINHOS, ou saltos, o nome de objetos que
ASSIM: GUS TA VO. estão a sua volta, solicitando que
4. QUANDO EU DISSER O NOME DE UMA PESSOA DA CLASSE, VOCÊS VÃO BATER PALMAS PARA CADA PEDACINHO. 5. QUANDO EU DISSER O SEU relate quantas palmas ou saltos fo-
NOME, AO INVÉS DE BATER PALMAS, VOCÊ VAI FAZER UM RISQUINHO PARA CADA PEDACINHO, ASSIM: GUSTAVO / / / MOSTRAR NO QUADRO ram dados.
E DEPOIS APONTAR NO LIVRO ONDE FAZER, NA LINHA INDICADA .
Áreas/objetivos: PES 1.1, 2.1, 2.2, 2.3, 3.1; LIN 1.4, 1.9, 1.14, 1.20; MOT 2.1, 2.3, 2.5, 3.6; ART 2.3, 2.4, 2.5. 13