Page 16 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME I.indd
P. 16
6
SEMANA 2 TREM DE FERRO O QUE ESTÁ AO REDOR DO TREM?
MEU NOME É: HOJE É DIA:
Para começar: 1. Cante a música:
“Minhoca, minhoca/ Me dá uma
beijoca/ Não dou, não dou/ Então
eu vou roubar!/ Minhoco, minhoco/
Você é mesmo louco/ Beijou do lado
errado/ A boca é do outro lado”. 2.
Converse sobre o que a música diz,
aproveite a música para falar sobre
este lado, outro lado, frente, atrás, ao
lado, utilizando as palavras-chave,
instigue a participação das crian-
ças.3. Chame as crianças na frente,
peça que desenhem quadrados e
círculos na lousa.
Palavras-chave: círculo, quadra-
do, triângulo, trem, ponte, poste,
canavial, menina, galho, boi, de-
senhar, fazer círculo, circular, fazer
quadrado, procurar, identi car,
colorir, na frente, atrás, desse lado,
do outro lado, em cima, embaixo,
antes, depois.
Para ajudar: Faça um trenzinho de
crianças, ande e brinque pela sala,
falando “café com pão, café com
pão, café com pão”. Indique a po-
sição de cada um em relação aos
colegas: “você está na frente dele e
atrás dela”.
Indo além: Peça para a criança des-
crever aquilo que está à sua frente e
atrás dela; depois peça para descre-
ver aquilo que está de um lado, de
outro, em cima, embaixo, exploran-
do várias posições.
FAÇA UM CÍRCULO EM TUDO O QUE ESTÁ NA FRENTE DO TREM E UM QUADRADO EM TUDO QUE ESTÁ ATRÁS DO TREM. PINTE TODAS AS FIGURAS.
16 Áreas/objetivos: MAT 7.4, 7.7; ART 1.1, 2.1, 2.3, 2.5, 4.1, 4.2, 4.3, 4.4; LIN 1.1, 1.2; PES 1.1, 1.2, 1.6, 2.1.