Page 16 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME I.indd
P. 16

6
         SEMANA 2    TREM DE FERRO                                                  O QUE ESTÁ AO REDOR DO TREM?







                MEU NOME É:                                                                   HOJE É DIA:


             Para começar:  1.  Cante  a  música:
             “Minhoca,  minhoca/  Me  dá uma
             beijoca/ Não dou, não dou/ Então
             eu vou roubar!/ Minhoco, minhoco/
             Você é mesmo louco/ Beijou do lado
             errado/ A boca é do outro lado”. 2.
             Converse sobre o que a música diz,
             aproveite a música para falar sobre
             este lado, outro lado, frente, atrás, ao
             lado, utilizando as palavras-chave,
             instigue a participação das crian-
             ças.3. Chame as crianças na frente,
             peça que desenhem quadrados e
             círculos na lousa.

             Palavras-chave:  círculo,  quadra-
             do, triângulo, trem, ponte, poste,
             canavial, menina, galho, boi, de-
             senhar, fazer círculo, circular, fazer
             quadrado,  procurar,  identi  car,
             colorir, na frente, atrás, desse lado,
             do outro lado, em cima, embaixo,
             antes, depois.



            Para ajudar: Faça um trenzinho de
            crianças, ande e brinque pela sala,
            falando “café com pão, café com
            pão, café com pão”. Indique a po-
            sição de cada um em relação aos
            colegas: “você está na frente dele e
            atrás dela”.

            Indo além: Peça para a criança des-
            crever aquilo que está à sua frente e
            atrás dela; depois peça para descre-
            ver aquilo que está de um lado, de
            outro, em cima, embaixo, exploran-
            do várias posições.


                                              FAÇA UM CÍRCULO EM TUDO O QUE ESTÁ NA FRENTE DO TREM E UM  QUADRADO EM TUDO QUE ESTÁ ATRÁS DO TREM. PINTE TODAS AS FIGURAS.


       16                   Áreas/objetivos: MAT 7.4, 7.7; ART 1.1, 2.1, 2.3, 2.5, 4.1, 4.2, 4.3, 4.4; LIN 1.1, 1.2; PES 1.1, 1.2, 1.6, 2.1.
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20