Page 11 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME I.indd
P. 11
1 CAFÉ COM PÃO, CAFÉ COM PÃO, CAFÉ COM
SEMANA 2 TREM DE FERRO
PÃO... QUE BARULHO É ESSE?
MEU NOME É: HOJE É DIA:
Para começar: 1. Diga para as
crianças, em silêncio, escutarem
todos os sons a sua volta. 2. Peça
que reproduzam os sons que ou-
viram, estimule-as a explorar os
sons com a boca, abrindo, fechan-
do, vibrando os lábios. 3. Leia o
poema “Trem de ferro” de Manuel
Bandeira. 4. Converse sobre o som
que o poema imita ao falar “café
com pão”.
Palavras-chave: trenzinho, cavalo,
telefone, abelha, som, alto, baixo,
forte, fraco, grave, agudo, grosso,
no, grande, pequeno, curto, com-
prido, escutar, observar, imitar, re-
produzir, repetir, falar, correr, trotar,
tocar, zunir, voar, desenhar, pintar.
Para ajudar: Aproxime-se da
criança, reproduza um som e peça
para ela colocar a mão em seu
peito, suas costas ou em sua boca
para sentir a vibração.
Indo além: Explore outros sons
que podem ser reproduzidos; peça
exemplos, imite, faça junto.
1. OLHE AS FIGURAS E REPRODUZA O SOM QUE CADA UMA FAZ.
2. DESENHE E PINTE NO ESPAÇO RESERVADO ALGO QUE TAMBÉM EMITE UM SOM.
3. REPRODUZA ESTE SOM COM A BOCA.
Áreas/objetivos: LIN 1.2, 1.3, 1.6, 1.10, 1.11, 2.3, 4.1; ART 1.1; PES 1.1, 1.2, 1.6, 2.1. 11