Page 11 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME I.indd
P. 11

1         CAFÉ COM PÃO, CAFÉ COM PÃO, CAFÉ COM
         SEMANA 2    TREM DE FERRO
                                                                                    PÃO... QUE BARULHO É ESSE?





                MEU NOME É:                                                                  HOJE É DIA:

                                                                                                                                                  Para começar: 1. Diga para as
                                                                                                                                                  crianças,  em  silêncio,  escutarem
                                                                                                                                                  todos os sons a sua volta. 2. Peça
                                                                                                                                                  que reproduzam os sons que ou-
                                                                                                                                                  viram, estimule-as a explorar os
                                                                                                                                                  sons com a boca, abrindo, fechan-
                                                                                                                                                  do, vibrando os lábios. 3. Leia o
                                                                                                                                                  poema “Trem de ferro” de Manuel
                                                                                                                                                  Bandeira. 4. Converse sobre o som
                                                                                                                                                  que  o poema  imita  ao falar “café
                                                                                                                                                  com pão”.

                                                                                                                                                  Palavras-chave: trenzinho, cavalo,
                                                                                                                                                  telefone, abelha, som, alto, baixo,
                                                                                                                                                  forte, fraco, grave, agudo, grosso,
                                                                                                                                                    no, grande, pequeno, curto, com-
                                                                                                                                                  prido, escutar, observar, imitar, re-
                                                                                                                                                  produzir, repetir, falar, correr, trotar,
                                                                                                                                                  tocar, zunir, voar, desenhar, pintar.





                                                                                                                                                  Para ajudar:  Aproxime-se da
                                                                                                                                                  criança, reproduza um som e peça
                                                                                                                                                  para ela colocar a mão em seu
                                                                                                                                                  peito, suas costas ou em sua boca
                                                                                                                                                  para sentir a vibração.

                                                                                                                                                  Indo além: Explore outros sons
                                                                                                                                                  que podem ser reproduzidos; peça
                                                                                                                                                  exemplos, imite, faça junto.













                     1.  OLHE AS FIGURAS E REPRODUZA O SOM QUE CADA UMA FAZ.
                     2.  DESENHE E PINTE NO ESPAÇO RESERVADO ALGO QUE TAMBÉM EMITE UM SOM.
                     3.  REPRODUZA ESTE SOM COM A BOCA.


                    Áreas/objetivos: LIN 1.2, 1.3, 1.6, 1.10, 1.11, 2.3, 4.1; ART 1.1; PES 1.1, 1.2, 1.6, 2.1.                                                                   11
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16