Page 12 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME I.indd
P. 12

2
         SEMANA 2    TREM DE FERRO                                                  DETETIVE DE SONS







                MEU NOME É:                                                                   HOJE É DIA:






            Preparação: Separe um carrinho,
            ou outro brinquedo que possa ser
            arrastado no chão; uma cadeira; um
            pedaço de papel; uma bola (não
            deixe que as crianças vejam).

            Para começar: 1. Relembre a ati-
            vidade anterior, converse sobre
            os sons que foram ouvidos e  re-
            produzidos. 2. Converse sobre os
            barulhos/sons  que  ouvimos  na
            escola, em casa, na rua. 3. Diga às
            crianças que elas serão “detetives
            de sons”, que terão que descobrir
            o que está fazendo determinado
            barulho. 4. Peça para fecharem
            os olhos e faça barulho  com os
            objetos preparados, um a um (ar-
            rastando, movimentando, amas-
            sando, jogando no chão). 5.  Faça
            perguntas, como: “que barulho é
            esse?”, “com o que ele se parece?”,
            “o que está fazendo esse baru-
            lho?”.

            Palavras-chave:  detetive, carri-
            nho, brinquedo, cadeira, papel,
            bola, barulho, som, cores, alto,
            baixo, forte, fraco, grave, agudo,
            fechar olhos, ouvir, escutar, obser-
            var, descobrir, circular.








                                                              EM CADA PAR, CIRCULE O OBJETO QUE FAZ UM BARULHO MAIS ALTO.




       12               Áreas/objetivos: PES 2.1, 2.2, 2.3, 3.1; LIN 1.4, 1.9, 1.14, 1.20, CIEN 2.1; SOC 3.2, MOT 3.6. ART 1.1, 1.6.
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17