Page 12 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME I.indd
P. 12
2
SEMANA 2 TREM DE FERRO DETETIVE DE SONS
MEU NOME É: HOJE É DIA:
Preparação: Separe um carrinho,
ou outro brinquedo que possa ser
arrastado no chão; uma cadeira; um
pedaço de papel; uma bola (não
deixe que as crianças vejam).
Para começar: 1. Relembre a ati-
vidade anterior, converse sobre
os sons que foram ouvidos e re-
produzidos. 2. Converse sobre os
barulhos/sons que ouvimos na
escola, em casa, na rua. 3. Diga às
crianças que elas serão “detetives
de sons”, que terão que descobrir
o que está fazendo determinado
barulho. 4. Peça para fecharem
os olhos e faça barulho com os
objetos preparados, um a um (ar-
rastando, movimentando, amas-
sando, jogando no chão). 5. Faça
perguntas, como: “que barulho é
esse?”, “com o que ele se parece?”,
“o que está fazendo esse baru-
lho?”.
Palavras-chave: detetive, carri-
nho, brinquedo, cadeira, papel,
bola, barulho, som, cores, alto,
baixo, forte, fraco, grave, agudo,
fechar olhos, ouvir, escutar, obser-
var, descobrir, circular.
EM CADA PAR, CIRCULE O OBJETO QUE FAZ UM BARULHO MAIS ALTO.
12 Áreas/objetivos: PES 2.1, 2.2, 2.3, 3.1; LIN 1.4, 1.9, 1.14, 1.20, CIEN 2.1; SOC 3.2, MOT 3.6. ART 1.1, 1.6.