Page 9 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME I.indd
P. 9

9
        SEMANA 1    O TRENZINHO                                                    QUAL É O INTRUSO?







               MEU NOME É:                                                                  HOJE É DIA:


                                                                                                                                                 Preparação: Separe objetos para
                                                                                                                                                 as crianças identi  carem o que
                                                                                                                                                 pertence ou não pertence ao
                                                                                                                                                 grupo (Ex: três borrachas e um
                                                                                                                                                 lápis, dois materiais escolares e
                                                                                                                                                 uma roupa).

                                                                                                                                                 Para começar: Converse com as
                                                                                                                                                 crianças sobre elementos diferen-
                                                                                                                                                 tes em determinados grupos; dê
                                                                                                                                                 exemplos, questione:  “Se tenho
                                                                                                                                                 três laranjas e um limão, quem é
                                                                                                                                                 o intruso deste grupo? Por quê?”.

                                                                                                                                                 Palavras-chave: formas geomé-
                                                                                                                                                 tricas, quadrado, círculo, triângu-
                                                                                                                                                 lo, igual, parecido, semelhante,
                                                                                                                                                 diferente, procurar, encontrar,
                                                                                                                                                 diferenciar, pintar.





                                                                                                                                                Para ajudar: Use cores e formas
                                                                                                                                                geométricas das atividades ante-
                                                                                                                                                riores e ajude a criança identi  car
                                                                                                                                                as formas iguais e a forma diferen-
                                                                                                                                                te de cada grupo; explicite o que é
                                                                                                                                                diferente.

                                                                                                                                                Indo além: Forme grupos de obje-
                                                                                                                                                tos para as crianças identi  carem
        1.  OBSERVE O PRIMEIRO GRUPO: QUAIS FORMAS APARECEM AÍ?                                                                                 o intruso ou peça para que elas os
                                                                                                                                                formem para outros colegas iden-
             HÁ QUANTOS QUADRADOS? HÁ QUANTOS CÍRCULOS?
                                                                                                                                                ti  carem.
        2.  HÁ MAIS QUADRADOS OU MAIS CÍRCULOS?
        3.  QUAL É O DIFERENTE DO GRUPO? PINTE O!

        4.  AGORA FAÇA O MESMO COM OS OUTROS GRUPOS.






                 Áreas/objetivos: MAT 2.1, 2.5, 2.6, 2.8; CIE 3.1, 3.2; ART 1.1, 1.5; LIN 1.2, 1.4, 1.5, 1.6, 1.7.                                                              9
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14