Page 9 - MEU LIVRO DE ATIVIDADES - PRÉ I - VOLUME I.indd
P. 9
9
SEMANA 1 O TRENZINHO QUAL É O INTRUSO?
MEU NOME É: HOJE É DIA:
Preparação: Separe objetos para
as crianças identi carem o que
pertence ou não pertence ao
grupo (Ex: três borrachas e um
lápis, dois materiais escolares e
uma roupa).
Para começar: Converse com as
crianças sobre elementos diferen-
tes em determinados grupos; dê
exemplos, questione: “Se tenho
três laranjas e um limão, quem é
o intruso deste grupo? Por quê?”.
Palavras-chave: formas geomé-
tricas, quadrado, círculo, triângu-
lo, igual, parecido, semelhante,
diferente, procurar, encontrar,
diferenciar, pintar.
Para ajudar: Use cores e formas
geométricas das atividades ante-
riores e ajude a criança identi car
as formas iguais e a forma diferen-
te de cada grupo; explicite o que é
diferente.
Indo além: Forme grupos de obje-
tos para as crianças identi carem
1. OBSERVE O PRIMEIRO GRUPO: QUAIS FORMAS APARECEM AÍ? o intruso ou peça para que elas os
formem para outros colegas iden-
HÁ QUANTOS QUADRADOS? HÁ QUANTOS CÍRCULOS?
ti carem.
2. HÁ MAIS QUADRADOS OU MAIS CÍRCULOS?
3. QUAL É O DIFERENTE DO GRUPO? PINTE O!
4. AGORA FAÇA O MESMO COM OS OUTROS GRUPOS.
Áreas/objetivos: MAT 2.1, 2.5, 2.6, 2.8; CIE 3.1, 3.2; ART 1.1, 1.5; LIN 1.2, 1.4, 1.5, 1.6, 1.7. 9