Page 19 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 19

■    Inicie uma conversa com os alunos a respeito da divisão das tarefas:
                        Como será a vida de um formigueiro? Que tarefas as formigas precisam
                     ●
                        fazer?
                           Dê dicas para as crianças se lembrarem das várias tarefas:
                        ◆
                           ➤    pegar bastante comida para todas;
                           ➤    cuidar do formigueiro para que fique organizado;
                           ➤    cuidar dos ovinhos que ainda não cresceram.
                        Sabem como é isso?
                     ●
                           Ouça os alunos.
                        ◆
                           Eles  devem  concluir  que  há  uma  divisão  de  trabalho:  uma  faz  um  pouco,
                        ◆
                           outra faz outro pouco, uma ajuda a outra e assim elas vão vivendo.
                           Questione:  Será  que  uma  formiguinha  sozinha  daria  conta  de  fazer
                        ◆
                           tudo isso?
                        Pergunte: Vocês conhecem outros lugares onde as pessoas também divi-
                     ●
                        dem as tarefas? (dê dicas sobre a casa, escola, lojas).
                           traga a discussão para a escola. As crianças devem identificar que:
                        ◆
                             tem alguém que fica no portão para recebê-los na chegada? Quem é essa
                           ➤
                             pessoa? (diga o nome da pessoa).
                           ➤    tem uma professora em cada sala para cuidar das crianças, ensinar e apren-
                             der um tanto de coisas com elas.
                             tem alguém na cantina que faz a merenda para que todos possam comer
                           ➤
                             na hora do lanche…
                           As crianças devem concluir que: na escola cada um faz uma coisa diferente e
                        ◆
                           ela funciona porque todos fazem aquilo que tem que fazer, como as formigas
                           do formigueiro que vimos.

                  ■    Convide as crianças a pensarem como as tarefas são dividas na sala: E aqui na
                     nossa sala? O que podemos fazer para termos uma sala organizada como

                     a casa das formiguinhas que conhecemos? – com base nas falas das crianças
                     introduza  conceitos  importantes  relativos  à  manutenção  do  espaço  físico,  dos
                     materiais, a importância de conservação dos objetos que ali se encontram. Aborde
                     também a importância: do trabalho coletivo; de todos estarem juntos na realização
                     das tarefas; da cooperação uns com os outros; etc.


                  QuiNTo MoMENTo

                  ■    Convide as crianças a cantarem uma música sobre formigas; faça com que apren-
                     dam e entendam o que diz.

                  ■    Enfoque a estrofe “quando uma deixa a outra leva”. fale da importância de ajudar-
                     mo-nos uns aos outros, de trabalharmos juntos, ‘feito formiguinhas’.

                  ■    Explique o que quer dizer “veja que mistério glorioso, uma formiguinha ensinando
                     o preguiçoso”. Pergunte: vocês sabem como é uma pessoa preguiçosa? – aju-
                     de-os a traçar características de um ‘preguiçoso’.

                                                                                                          19
                                                                           Conte outra vez – Manual do Professor


      Manual Conte outra vez.indd   19                                                                     12/11/2009   20:16:10
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24