Page 19 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 19
■ Inicie uma conversa com os alunos a respeito da divisão das tarefas:
Como será a vida de um formigueiro? Que tarefas as formigas precisam
●
fazer?
Dê dicas para as crianças se lembrarem das várias tarefas:
◆
➤ pegar bastante comida para todas;
➤ cuidar do formigueiro para que fique organizado;
➤ cuidar dos ovinhos que ainda não cresceram.
Sabem como é isso?
●
Ouça os alunos.
◆
Eles devem concluir que há uma divisão de trabalho: uma faz um pouco,
◆
outra faz outro pouco, uma ajuda a outra e assim elas vão vivendo.
Questione: Será que uma formiguinha sozinha daria conta de fazer
◆
tudo isso?
Pergunte: Vocês conhecem outros lugares onde as pessoas também divi-
●
dem as tarefas? (dê dicas sobre a casa, escola, lojas).
traga a discussão para a escola. As crianças devem identificar que:
◆
tem alguém que fica no portão para recebê-los na chegada? Quem é essa
➤
pessoa? (diga o nome da pessoa).
➤ tem uma professora em cada sala para cuidar das crianças, ensinar e apren-
der um tanto de coisas com elas.
tem alguém na cantina que faz a merenda para que todos possam comer
➤
na hora do lanche…
As crianças devem concluir que: na escola cada um faz uma coisa diferente e
◆
ela funciona porque todos fazem aquilo que tem que fazer, como as formigas
do formigueiro que vimos.
■ Convide as crianças a pensarem como as tarefas são dividas na sala: E aqui na
nossa sala? O que podemos fazer para termos uma sala organizada como
a casa das formiguinhas que conhecemos? – com base nas falas das crianças
introduza conceitos importantes relativos à manutenção do espaço físico, dos
materiais, a importância de conservação dos objetos que ali se encontram. Aborde
também a importância: do trabalho coletivo; de todos estarem juntos na realização
das tarefas; da cooperação uns com os outros; etc.
QuiNTo MoMENTo
■ Convide as crianças a cantarem uma música sobre formigas; faça com que apren-
dam e entendam o que diz.
■ Enfoque a estrofe “quando uma deixa a outra leva”. fale da importância de ajudar-
mo-nos uns aos outros, de trabalharmos juntos, ‘feito formiguinhas’.
■ Explique o que quer dizer “veja que mistério glorioso, uma formiguinha ensinando
o preguiçoso”. Pergunte: vocês sabem como é uma pessoa preguiçosa? – aju-
de-os a traçar características de um ‘preguiçoso’.
19
Conte outra vez – Manual do Professor
Manual Conte outra vez.indd 19 12/11/2009 20:16:10