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■    Depois que as crianças exploraram e identificaram as principais características da
                     ilustração, diga:
                        O que será que esse texto fala? Como será a historinha contada neste
                     ●
                        texto? Alguém tem uma ideia?
                           As crianças devem identificar o assunto ou tema. Dê dicas, se necessário.
                        ◆
                  ■    Diga:  Agora vou ler o texto A CANOA VIROU.

                     ●    Observem que meu olho vai procurar as palavras. Eu vou ler daqui para
                        lá (esquerda para a direita).

                     ●    Quando eu chegar aqui (final da linha), meu olho vai ler na outra linha.
                        Enquanto eu estiver lendo, observem como meu olho anda. E prestem
                     ●
                        bem atenção na leitura.

                  ■    Leia de forma pausada, com entonação, enfatizando as rimas, em uma posição em
                     que todos possam acompanhar.

                  ■    Após a leitura pergunte: alguém já conhecia esse texto? O que ele conta?
                        Auxilie-os na compreensão do que o texto fala, fazendo perguntas como: Por
                     ●
                        que a canoa virou? (porque não foi remada) E quem poderia tirar do fundo
                        do mar aquele que caiu da canoa? (um peixinho, por isso, o texto diz “se eu
                        fosse um peixinho”).


                  ■    Se for o caso, releia o texto mais uma ou duas vezes.


                  SEguNDo MoMENTo

                     Pegue novamente o Livro Gigante e diga: Qual foi o último texto que lemos
                  ■
                     deste livro? Vamos lê-lo outra vez?

                  ■    Leia o texto e diga (se tal música não tiver sido lembrada antes pelas crianças):
                     vocês  sabiam  que  este  texto  também  pode  ser  cantado?    Vejam  só  que
                     legal: – cante para eles.
                  ■    Viram que bacana?  Vamos cantar juntos? – cante com as crianças.

                  ■    Quando perceber que elas aprenderam a música, sentados em roda, peça que se
                     levantem para cantar e dançar. Aos poucos, insira movimentos para cada estrofe.
                     Sugestão:

                     ●    A CANOA VIROU, QUEM DEIXOU ELA VIRAR (palmas)
                        FOI POR CAUSA DE [FULANA] (apontar a criança)
                     ●
                     ●    QUE NÃO SOUBE REMAR (fazer movimentos de remo)
                        SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR (unir as mãos, movimen-
                     ●
                        tando-as para os lados, como se fosse um peixinho nadando)
                        EU TIRAVA A [FULANA] DO FUNDO MAR (fazer movimentos de onda com as
                     ●
                        mãos paralelas, encolhendo e esticando os braços)







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