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■ Depois que as crianças exploraram e identificaram as principais características da
ilustração, diga:
O que será que esse texto fala? Como será a historinha contada neste
●
texto? Alguém tem uma ideia?
As crianças devem identificar o assunto ou tema. Dê dicas, se necessário.
◆
■ Diga: Agora vou ler o texto A CANOA VIROU.
● Observem que meu olho vai procurar as palavras. Eu vou ler daqui para
lá (esquerda para a direita).
● Quando eu chegar aqui (final da linha), meu olho vai ler na outra linha.
Enquanto eu estiver lendo, observem como meu olho anda. E prestem
●
bem atenção na leitura.
■ Leia de forma pausada, com entonação, enfatizando as rimas, em uma posição em
que todos possam acompanhar.
■ Após a leitura pergunte: alguém já conhecia esse texto? O que ele conta?
Auxilie-os na compreensão do que o texto fala, fazendo perguntas como: Por
●
que a canoa virou? (porque não foi remada) E quem poderia tirar do fundo
do mar aquele que caiu da canoa? (um peixinho, por isso, o texto diz “se eu
fosse um peixinho”).
■ Se for o caso, releia o texto mais uma ou duas vezes.
SEguNDo MoMENTo
Pegue novamente o Livro Gigante e diga: Qual foi o último texto que lemos
■
deste livro? Vamos lê-lo outra vez?
■ Leia o texto e diga (se tal música não tiver sido lembrada antes pelas crianças):
vocês sabiam que este texto também pode ser cantado? Vejam só que
legal: – cante para eles.
■ Viram que bacana? Vamos cantar juntos? – cante com as crianças.
■ Quando perceber que elas aprenderam a música, sentados em roda, peça que se
levantem para cantar e dançar. Aos poucos, insira movimentos para cada estrofe.
Sugestão:
● A CANOA VIROU, QUEM DEIXOU ELA VIRAR (palmas)
FOI POR CAUSA DE [FULANA] (apontar a criança)
●
● QUE NÃO SOUBE REMAR (fazer movimentos de remo)
SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR (unir as mãos, movimen-
●
tando-as para os lados, como se fosse um peixinho nadando)
EU TIRAVA A [FULANA] DO FUNDO MAR (fazer movimentos de onda com as
●
mãos paralelas, encolhendo e esticando os braços)
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Conte outra vez – Manual do Professor
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