Page 22 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 22

PROJETO – FICHAS DOS NOMES

                               1. Espalhe as fichas sobre uma mesa, no chão ou em cima de um
                                  tapete.
                               2. Chame as crianças e diga:
                                  a. Hoje eu trouxe uma ficha com o nome de cada criança. Cada
                                    um de vocês vai achar a ficha que tem o seu nome. Vamos
                                    procurar?
                                  b. Se você tiver muitas crianças, separe as fichas e crianças em
                                    grupos de cinco a sete nomes.
                               ➟  Auxilie a criança, com perguntas como: O seu nome começa com
                                  qual letrinha? – acompanhe sua procura. Se ela não souber, dê
                                  dicas, por exemplo: com que letra começa o seu nome? Ou: Seu
                                  nome começa com a letra B. A letra B se escreve assim. Vamos
                                  procurar?

                               ➟  Verifique se cada criança pegou sua ficha corretamente.
                               ➟  Chame  as  crianças  pelo  nome  para  que  coloquem  a  ficha  na
                                  parede ou painel.
                               ➟  Se puder, organize as fichas por grupos, organizados por ordem
                                  alfabética, ou de alguma forma que facilite a identificação do
                                  nome pela criança.


                  ■    Diga:
                        Hoje nós vamos ler naquele livro grandão. Quem me ajuda a achar uma
                     ●
                        leitura chamada A CANOA VIROU?


                  ■    Deixe  as  crianças  procurarem.  Estimule  com  perguntas  para  que  elas  expliquem
                     como estão procurando ou como acharam.
                        Mostre que você pode achar uma leitura:
                     ●
                           Pelo desenho (mas pode haver várias leituras com o mesmo desenho)
                        ◆
                           Pelo título (mostre o título)
                        ◆
                           Pelo índice (mostre o índice e diga como funciona)
                        ◆
                        ◆    Diga: título é o nome da leitura, o nome do texto.

                  ■    Ao encontrar convide-os a observar bem a ilustração e descrever o que está exposto.
                           Pergunte sobre as cores, formas, pessoas, chamando a atenção deles para
                        ◆
                           cada detalhe ali exposto.
                           Pergunte sobre o nome do desenhista. Ajude a encontrar o nome do dese-
                        ◆
                           nhista. Diga para eles quem é e o que faz o desenhista.
                           Diga que o desenhista é uma pessoa, e quem escreveu o texto é outra pessoa
                        ◆
                           (autor). Alguns textos não têm autor conhecido – são textos populares, pas-
                           sados de pais para filhos.

              22    Conte outra vez – Manual do Professor



      Manual Conte outra vez.indd   22                                                                     12/11/2009   20:16:11
   17   18   19   20   21   22   23   24   25