Page 22 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 22
PROJETO – FICHAS DOS NOMES
1. Espalhe as fichas sobre uma mesa, no chão ou em cima de um
tapete.
2. Chame as crianças e diga:
a. Hoje eu trouxe uma ficha com o nome de cada criança. Cada
um de vocês vai achar a ficha que tem o seu nome. Vamos
procurar?
b. Se você tiver muitas crianças, separe as fichas e crianças em
grupos de cinco a sete nomes.
➟ Auxilie a criança, com perguntas como: O seu nome começa com
qual letrinha? – acompanhe sua procura. Se ela não souber, dê
dicas, por exemplo: com que letra começa o seu nome? Ou: Seu
nome começa com a letra B. A letra B se escreve assim. Vamos
procurar?
➟ Verifique se cada criança pegou sua ficha corretamente.
➟ Chame as crianças pelo nome para que coloquem a ficha na
parede ou painel.
➟ Se puder, organize as fichas por grupos, organizados por ordem
alfabética, ou de alguma forma que facilite a identificação do
nome pela criança.
■ Diga:
Hoje nós vamos ler naquele livro grandão. Quem me ajuda a achar uma
●
leitura chamada A CANOA VIROU?
■ Deixe as crianças procurarem. Estimule com perguntas para que elas expliquem
como estão procurando ou como acharam.
Mostre que você pode achar uma leitura:
●
Pelo desenho (mas pode haver várias leituras com o mesmo desenho)
◆
Pelo título (mostre o título)
◆
Pelo índice (mostre o índice e diga como funciona)
◆
◆ Diga: título é o nome da leitura, o nome do texto.
■ Ao encontrar convide-os a observar bem a ilustração e descrever o que está exposto.
Pergunte sobre as cores, formas, pessoas, chamando a atenção deles para
◆
cada detalhe ali exposto.
Pergunte sobre o nome do desenhista. Ajude a encontrar o nome do dese-
◆
nhista. Diga para eles quem é e o que faz o desenhista.
Diga que o desenhista é uma pessoa, e quem escreveu o texto é outra pessoa
◆
(autor). Alguns textos não têm autor conhecido – são textos populares, pas-
sados de pais para filhos.
22 Conte outra vez – Manual do Professor
Manual Conte outra vez.indd 22 12/11/2009 20:16:11