Page 24 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 24

SIRIRI PRA CÁ, SIRIRI PRA LÁ, [FULANA] É BELA E QUER CASAR (palmas)
                     ●
                  ■    Assim que as crianças aprenderem o movimento, diga: agora vamos brincar de A
                     CANOA VIROU.  Cante e faça os gestos, destacando o nome de cada aluno.

                  ■    Siga com a brincadeira até perceber que a maioria já reconhece seus colegas pelo
                     nome ou até que as crianças ainda estejam interessadas pela música.



                  TErCEiro MoMENTo



                              PREPARAÇÃO:

                                 Identifique  gravuras,  desenhos  ou  revistas  onde  as  crianças
                              ❖
                                 poderão encontrar figuras dos diferentes meios de transporte.
                                 De preferência gravuras que possam ser recortadas.



                  ■    Vamos relembrar aquela história/música sobre a canoa que virou? Quem se
                     lembra? – deixe que falem ou cantem.

                  ■    Diga:

                     ●    Quem aqui já viu uma canoa?
                     ●    Quem pode me contar como é uma canoa?
                        De que ela é feita? (madeira)
                     ●
                        Para que serve uma canoa? (para transportar pessoas, para passear em um
                     ●
                        rio, lago ou mar)
                     ●    Onde  as  canoas  ficam?  (em  lugares  que  tenham  água,  como  rio,  lago  ou
                        mar).

                  ■    Se as crianças falarem em outros tipos de embarcação (navio, barco, caiaque, etc.)
                     peça para explicarem como é cada um deles.
                        Se não falarem, pergunte: que outros tipos de coisas (meios de transporte) pode-
                     ●
                        mos usar para andar em cima da água?
                           Deixe os alunos falarem; estimule com perguntas.
                        ◆
                           Mostre  figuras  de  meios  de  transporte  marítimo  e  fluvial.  Deixe  os  alunos
                        ◆
                           olharem, comentarem, dizerem o nome.
                           Estimule, com perguntas, para dizerem o nome, as características, para que
                        ◆
                           servem, etc.

                  ■     Que legal! Então a canoa é um meio que utilizamos para ir de um lugar
                     para o outro em cima da água!? ...E em outros lugares, andamos de canoa?
                     Na rua, por exemplo, nós andamos de canoa na rua? – ouvir as respostas das
                     crianças, questionando-as: Se nas ruas não têm canoas para andar de um lugar

                     para outro, como fazemos? – ouça suas respostas, apontando que existem vários
                     meios de transporte, ou seja, vários objetos que nos levam de um lugar a outro.

              24    Conte outra vez – Manual do Professor



      Manual Conte outra vez.indd   24                                                                     12/11/2009   20:16:11
   19   20   21   22   23   24   25