Page 21 - CONTE OUTRA VEZ - MANUAL DO PROFESSOR.indd
P. 21
LEiTurA 3
A CANoA virou
oBjETivoS DESTA LEiTurA:
■ Aprender a manusear um livro e localizar leituras.
■ Desenvolver metalinguagem (livro, página, capa, título, autor, ilustração,
palavra).
■ identificar nome escrito a partir de características (letra).
identificar os colegas pelo nome.
■
■ Aumentar repertório de cantigas.
■ Desenvolver ritmo e coordenação motora: articular música e movimento.
Classificar objetos da mesma categoria (meios de transporte).
■
ESTruTurA DA LEiTurA:
■ Projeto – fichas dos nomes
■ Leitura do texto 3.
■ Compreensão da leitura realizada.
■ Cantar a música fazendo gestos.
■ Reconhecer meios de transporte e agrupá-los.
DESENvoLviMENTo:
PriMEiro MoMENTo – ProjETo
PREPARAÇÃO:
1. Recorte fichas de 10 x 20 cm.
2. Escreva o nome de cada aluno – letra bastão.
3. Escreva a primeira letra em vermelho ou azul – as demais em
preto.
4. Decida onde e como as fichas serão afixadas depois de identifi-
cadas pelas crianças (flanelógrafo, fita adesiva, alfinetes, cola-
das, etc.)
21
Conte outra vez – Manual do Professor
Manual Conte outra vez.indd 21 12/11/2009 20:16:11