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Capítulo II – Conhecer a criança: o desenvolvimento das crianças de dois a seis anos


                  A criança e o meio ambiente. O ser humano nasce em condições de se adaptar ao mundo
               e às suas exigências e ameaças, no entanto, crianças submetidas a ambientes hostis podem
               perder ou limitar a sua capacidade de adaptação. O excesso de estresse, como vimos, pode
               afetar a inteligência, a memória e o autocontrole. Da mesma forma, crianças negligenciadas
               ou maltratadas podem desenvolver sintomas ou comportamentos desadaptados. O professor

               deve estar atento aos comportamentos esperados – considerados normais – e também deve
               ter a capacidade de identificar comportamentos e sintomas de negligência ou abuso físico.
               Estudos sobre violência permitem-nos identificar características do meio ambiente associadas
               a abusos e maus tratos de crianças, e normalmente elas estão fortemente relacionadas
               a  condições  de  pobreza  e  outras  circunstâncias  ligadas  aos  pais,  como  marginalidade,
               criminalidade, baixa escolaridade, drogas, desemprego crônico e ausência. Os sintomas
               mais típicos são:


                     ● Feridas ou machucados que não são causados por acidentes comuns – como queimaduras,
                     “galos” e inchaços em lugares pouco usuais.

                     ● Ocorrência elevada de doenças, machucados e fraturas.


                     ● Brincadeiras de fantasias envolvendo sexo ou violência.

                     ● Crescimento físico além do esperado, com apetite desregulado a mais ou a menos;

                     ● Queixas permanentes de dor de cabeça, de estômago, enjoo, sono.


                     ● Criança evita conversas, brincadeiras, torna-se arredia.

                     ● Hostilidade, agressividade, falta de amigos.


                     ● Hipervigilância, reações exageradas e impulsivas.

                     ● Absenteísmo crônico e intermitente.


                     ● Expressão de medo ou tristeza na presença dos pais ou cuidadores.


               Desenvolvimento cognitivo


                  Nas últimas décadas, o conhecimento  científico sobre o desenvolvimento  cognitivo das
               crianças avançou muito, com base nas descobertas sobre o funcionamento do cérebro e de
               suas interações com o meio ambiente. O paradigma científico dominante – a epigenética – tende
               a explicar o desenvolvimento como resultado da interação entre as características hereditárias
               com o ambiente. Esse novo entendimento do desenvolvimento humano incorpora, mas supera,
               teorias como as de Piaget, por exemplo, que postulavam a existência de estágios fixos universais
               para o desenvolvimento. Hoje sabemos que as crianças são capazes de aprender muito mais


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