Page 20 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO - PROGRAMA ALFA E BETO DE PRÉ-ESCOLA.indd
P. 20
Capítulo II – Conhecer a criança: o desenvolvimento das crianças de dois a seis anos
como é aprendido depende muito do contexto – social, cultural, econômico e familiar – em que a
criança está inserida. Além disso, o desenvolvimento da linguagem é particularmente sensível à
idade da criança: depois dos seis anos, dificilmente uma criança consegue aprender a falar ou a
se comunicar de forma adequada. A natureza ajuda: as crianças falam muito, não se inibem por
seus erros de pronúncia ou de gramática – afinal são egocêntricas; o crescimento do vocabulário
é vertiginoso e varia muito de uma criança para outra, sendo que a maior parte da variância,
deve-se ao contexto socioeconômico em que a criança vive. O quadro 2 apresenta estimativas
feitas em diversos estudos em diferentes países a respeito do tamanho do vocabulário usado
pelas crianças nessa fase do desenvolvimento.
Quadro 2 – A expansão do vocabulário
Idade Características
● Vocabulário: 100-2.000 palavras
● Frases: 2 a 6 palavras
2 anos
● Gramática: plurais, pronomes, nomes, verbos, adjetivos
● Perguntas típicas: “O que é isso”?
● Vocabulário: 1.000 a 5.000 palavras
● Frases: 3 a 8 palavras
3 anos
● Gramática: conjunções, advérbios, artigos
● Perguntas típicas: Por quê?
● Vocabulário: 3.000 a 10.000 palavras
● Frases: 5-20 palavras
4 anos ● Gramática: algumas frases subordinadas; uso de expressões ao final da
frase: viu? Sabe?
● Perguntas típicas: Auge dos “por quês”; perguntas sobre como e quando.
● Vocabulário: 5.000 a 20.000 palavras
● Frases: frases sem fim, com muitas emendas (então, então, aí, e, que,
quem, etc.)
5 anos
● Gramática: uso eventual de voz passiva; frases começando com
Quando, Se.
● Perguntas típicas: diferenças (pessoas, características, objetos)
Fonte: Berger, Quadro 9-1, p, 261
20
31/05/2022 15:11:36
Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd 20
Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd 20 31/05/2022 15:11:36