Page 20 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO - PROGRAMA ALFA E BETO DE PRÉ-ESCOLA.indd
P. 20

Capítulo II – Conhecer a criança: o desenvolvimento das crianças de dois a seis anos


               como é aprendido depende muito do contexto – social, cultural, econômico e familiar – em que a
               criança está inserida. Além disso, o desenvolvimento da linguagem é particularmente sensível à
               idade da criança: depois dos seis anos, dificilmente uma criança consegue aprender a falar ou a
               se comunicar de forma adequada. A natureza ajuda: as crianças falam muito, não se inibem por

               seus erros de pronúncia ou de gramática – afinal são egocêntricas; o crescimento do vocabulário
               é vertiginoso e varia muito de uma criança para outra, sendo que a maior parte da variância,
               deve-se ao contexto socioeconômico em que a criança vive. O quadro 2 apresenta estimativas
               feitas em diversos estudos em diferentes países a respeito do tamanho do vocabulário usado

               pelas crianças nessa fase do desenvolvimento.

                                          Quadro 2 – A expansão do vocabulário

                     Idade                                     Características


                                     ● Vocabulário: 100-2.000 palavras
                                     ● Frases: 2 a 6 palavras
                    2 anos
                                     ● Gramática: plurais, pronomes, nomes, verbos, adjetivos

                                     ● Perguntas típicas: “O que é isso”?

                                     ● Vocabulário: 1.000 a 5.000 palavras

                                     ● Frases: 3 a 8 palavras
                    3 anos
                                     ● Gramática: conjunções, advérbios, artigos

                                     ● Perguntas típicas: Por quê?

                                     ● Vocabulário: 3.000 a 10.000 palavras
                                     ● Frases: 5-20 palavras

                    4 anos           ● Gramática: algumas frases subordinadas; uso de expressões ao final da
                                    frase: viu? Sabe?

                                     ● Perguntas típicas: Auge dos “por quês”; perguntas sobre como e quando.

                                     ● Vocabulário: 5.000 a 20.000 palavras

                                     ● Frases: frases sem fim, com muitas emendas (então, então, aí, e, que,
                                    quem, etc.)
                    5 anos
                                     ● Gramática:  uso  eventual  de  voz  passiva;  frases  começando  com
                                    Quando, Se.
                                     ● Perguntas típicas: diferenças (pessoas, características, objetos)


                                                                                  Fonte: Berger, Quadro 9-1, p, 261


          20





                                                                                                              31/05/2022   15:11:36
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   20
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   20                                                            31/05/2022   15:11:36
   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25