Page 12 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO - PROGRAMA ALFA E BETO DE PRÉ-ESCOLA.indd
P. 12

Capítulo II – Conhecer a criança: o desenvolvimento das crianças de dois a seis anos


               Características do desenvolvimento infantil


                  Há três características marcantes no desenvolvimento das crianças de 2 a 6 anos:


                     ● Trata-se de um período de crescimento muito rápido. Aos seis anos, as crianças já medem
                     pouco mais de um metro e pesam cerca de 20 quilos – uma diferença notável em relação
                     aos dois anos de idade. A criança já tem um corpo cujas proporções são semelhantes às
                     do corpo de um adulto, e muito diferente do corpo de um bebê.


                     ● Nesse período, a criança desenvolve uma série de habilidades, aprende muitas coisas,
                     desenvolve  ideias  e interesses específicos, muitas delas  já aprende  inclusive  a ler, ou
                     chega perto disso.

                     ● As crianças precisam de proteção. O cérebro, especialmente o lobo frontal, ainda não se

                     desenvolveu de forma suficiente para que a criança tenha um razoável domínio sobre suas
                     emoções e comportamentos.

                  Mudanças corporais.  As mudanças corporais são rápidas e sensíveis. O desenvolvimento
               motor ocorre de forma acelerada – as crianças andam, correm, pulam, saltam, movimentam-

               se constantemente e em todas direções.  As crianças consomem uma quantidade enorme de
               energia: por volta dos cinco anos de idade apresentam a menor relação peso/altura.

                  Alimentação. Nessa idade os cuidados com alimentação são muito importantes: a criança
               precisa ingerir quantidades adequadas de ferro, zinco e cálcio. A simples troca dos refrigerantes
               pelo leite pode trazer uma contribuição enorme para isso. E como o apetite vai diminuindo, ela

               precisa comer muito menos calorias. Estudos realizados por Monteiro et. al (2004) mostram
               que no Brasil a maioria das crianças passaram de um estado de sub-nutrição para um estado
               de obesidade entre 1970 e o ano 2000. A criança de três anos apresenta bastante rigidez nas
               suas preferências, já aos seis anos se mostra mais flexível, tolerante e aberta para experimentar
               outros alimentos.


                  O cérebro. O cérebro de uma criança de dois anos pesa aproximadamente 75% do peso
               do cérebro de um adulto. Aos cinco anos essa proporção passa para 90%. Três fenômenos
               importantes ocorrem nesse período: a mielinização,  o desenvolvimento  do corpo caloso e a
               lateralização.


                     ● A mielinização refere-se à formação da camada de uma substância denominada mielina,
                     que aumenta a velocidade das conexões entre os neurônios. As áreas motoras e sensoriais
                     são recobertas mais cedo – daí o grande desenvolvimento dessas funções nesse período
                     da vida. A capacidade de perceber feições, expressões e sentimentos se desenvolvem
                     muito mais e muito antes da capacidade  de avaliar cognitivamente  o seu significado.


           12





                                                                                                              31/05/2022   15:11:36
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   12                                                            31/05/2022   15:11:36
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   12
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17