Page 12 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO - PROGRAMA ALFA E BETO DE PRÉ-ESCOLA.indd
P. 12
Capítulo II – Conhecer a criança: o desenvolvimento das crianças de dois a seis anos
Características do desenvolvimento infantil
Há três características marcantes no desenvolvimento das crianças de 2 a 6 anos:
● Trata-se de um período de crescimento muito rápido. Aos seis anos, as crianças já medem
pouco mais de um metro e pesam cerca de 20 quilos – uma diferença notável em relação
aos dois anos de idade. A criança já tem um corpo cujas proporções são semelhantes às
do corpo de um adulto, e muito diferente do corpo de um bebê.
● Nesse período, a criança desenvolve uma série de habilidades, aprende muitas coisas,
desenvolve ideias e interesses específicos, muitas delas já aprende inclusive a ler, ou
chega perto disso.
● As crianças precisam de proteção. O cérebro, especialmente o lobo frontal, ainda não se
desenvolveu de forma suficiente para que a criança tenha um razoável domínio sobre suas
emoções e comportamentos.
Mudanças corporais. As mudanças corporais são rápidas e sensíveis. O desenvolvimento
motor ocorre de forma acelerada – as crianças andam, correm, pulam, saltam, movimentam-
se constantemente e em todas direções. As crianças consomem uma quantidade enorme de
energia: por volta dos cinco anos de idade apresentam a menor relação peso/altura.
Alimentação. Nessa idade os cuidados com alimentação são muito importantes: a criança
precisa ingerir quantidades adequadas de ferro, zinco e cálcio. A simples troca dos refrigerantes
pelo leite pode trazer uma contribuição enorme para isso. E como o apetite vai diminuindo, ela
precisa comer muito menos calorias. Estudos realizados por Monteiro et. al (2004) mostram
que no Brasil a maioria das crianças passaram de um estado de sub-nutrição para um estado
de obesidade entre 1970 e o ano 2000. A criança de três anos apresenta bastante rigidez nas
suas preferências, já aos seis anos se mostra mais flexível, tolerante e aberta para experimentar
outros alimentos.
O cérebro. O cérebro de uma criança de dois anos pesa aproximadamente 75% do peso
do cérebro de um adulto. Aos cinco anos essa proporção passa para 90%. Três fenômenos
importantes ocorrem nesse período: a mielinização, o desenvolvimento do corpo caloso e a
lateralização.
● A mielinização refere-se à formação da camada de uma substância denominada mielina,
que aumenta a velocidade das conexões entre os neurônios. As áreas motoras e sensoriais
são recobertas mais cedo – daí o grande desenvolvimento dessas funções nesse período
da vida. A capacidade de perceber feições, expressões e sentimentos se desenvolvem
muito mais e muito antes da capacidade de avaliar cognitivamente o seu significado.
12
31/05/2022 15:11:36
Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd 12 31/05/2022 15:11:36
Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd 12