Page 11 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO - PROGRAMA ALFA E BETO DE PRÉ-ESCOLA.indd
P. 11
Programa Alfa e Beto Pré-Escola – Manual de Orientação
Capítulo II
CONHECER A CRIANÇA: O DESENVOLVIMENTO
DAS CRIANÇAS DE DOIS A SEIS ANOS
Etapas do desenvolvimento
O desenvolvimento humano é formado por continuidades e descontinuidades, progressos e
retrocessos. Evoluímos em algumas áreas, estacionamos noutras; em algumas os saltos são
bruscos, em outras, a evolução imperceptível; o caminho é tortuoso, sinuoso, e composto por
vaievéns. Mas, há linhas gerais, que são comuns à maioria das crianças e isso leva os estudiosos
a identificar fases ou etapas do desenvolvimento.
A maioria dos pesquisadores do desenvolvimento infantil considera três etapas: os anos
iniciais, o período de dois a seis anos, e a média infância, de sete a aproximadamente 11 anos.
A partir dos 12 anos começa a transição para a puberdade.
Ao final do período inicial, por volta de dois anos de idade, a criança consegue andar, correr,
comunicar-se usando palavras, enfim, tem uma participação ativa e interativa com o mundo.
O período de dois a seis anos é comumente denominado de período Pré-Escolar. Essa
denominação corresponde ao fato de que na maioria dos países a escola formal começa aos
6 anos. Na verdade o nome tornou-se inadequado, tendo em vista que atualmente as crianças
dessa idade frequentam vários tipos de instituições que são denominadas escolas (escola
maternal, escola infantil, Pré-Escola); ademais, o conceito de escola implicado do conceito “Pré-
Escolar” refere-se a um tipo de escola mais formal.
Talvez o termo mais adequado para o período que vai dos dois aos seis anos seria “a fase
lúdica”, já que, de um modo geral, o crescimento torna-se um jogo para a criança; o mundo da
criança é mágico; o pensamento da criança também tem muito de magia e a criança brinca para
tentar decifrá-lo.
Brincar com as palavras, com os sons, com as ideias, com as formas, com o mundo, é a forma
privilegiada da criança aprender. Felizmente a brincadeira não é exclusiva desse período, mas, sem
dúvida, é mais marcante neste do que em qualquer outro período do desenvolvimento humano.
Nas próximas seções deste capítulo apresentamos um breve resumo de algumas das
características mais importantes do desenvolvimento infantil nesse período, com ênfase nas
idades de quatro a cinco anos.
11
31/05/2022 15:11:36
Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd 11
Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd 11 31/05/2022 15:11:36