Page 11 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO - PROGRAMA ALFA E BETO DE PRÉ-ESCOLA.indd
P. 11

Programa Alfa e Beto Pré-Escola – Manual de Orientação

                                                               Capítulo II






                                     CONHECER A CRIANÇA: O DESENVOLVIMENTO
                                                    DAS CRIANÇAS DE DOIS A SEIS ANOS






                     Etapas do desenvolvimento


                        O desenvolvimento humano é formado por continuidades e descontinuidades, progressos e
                     retrocessos. Evoluímos em algumas áreas, estacionamos noutras; em algumas os saltos são
                     bruscos, em outras, a evolução imperceptível; o caminho é tortuoso, sinuoso, e composto por
                     vaievéns. Mas, há linhas gerais, que são comuns à maioria das crianças e isso leva os estudiosos
                     a identificar fases ou etapas do desenvolvimento.


                        A  maioria dos pesquisadores do desenvolvimento  infantil considera três  etapas: os anos
                     iniciais, o período de dois a seis anos, e a média infância, de sete a aproximadamente 11 anos.
                     A partir dos 12 anos começa a transição para a puberdade.

                        Ao final do período inicial, por volta de dois anos de idade, a criança consegue andar, correr,
                     comunicar-se usando palavras, enfim, tem uma participação ativa e interativa com o mundo.

                        O  período de  dois a  seis anos é  comumente denominado de período Pré-Escolar.  Essa
                     denominação corresponde ao fato de que na maioria dos países a escola formal começa aos
                     6 anos. Na verdade o nome tornou-se inadequado, tendo em vista que atualmente as crianças
                     dessa idade frequentam vários tipos de instituições  que são denominadas  escolas (escola
                     maternal, escola infantil, Pré-Escola); ademais, o conceito de escola implicado do conceito “Pré-
                     Escolar” refere-se a um tipo de escola mais formal.


                        Talvez o termo mais adequado para o período que vai dos dois aos seis anos seria “a fase
                     lúdica”, já que, de um modo geral, o crescimento torna-se um jogo para a criança; o mundo da
                     criança é mágico; o pensamento da criança também tem muito de magia e a criança brinca para
                     tentar decifrá-lo.


                        Brincar com as palavras, com os sons, com as ideias, com as formas, com o mundo, é a forma
                     privilegiada da criança aprender. Felizmente a brincadeira não é exclusiva desse período, mas, sem
                     dúvida, é mais marcante neste do que em qualquer outro período do desenvolvimento humano.

                        Nas próximas seções deste capítulo apresentamos um breve resumo de algumas  das
                     características mais importantes do desenvolvimento  infantil nesse período, com ênfase nas
                     idades de quatro a cinco anos.


                                                                                                                     11





                                                                                                              31/05/2022   15:11:36
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   11
         Manual da Pre-Escola_Miolo 2022.indd   11                                                            31/05/2022   15:11:36
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16